Após a final da Copa América contar com público de 1,6 mil torcedores no Maracanã, a Conmebol decidiu por liberar a presença de público na Libertadores e na Sul-Americana a partir das oitavas de final. Vale lembrar que na última final de libertadores , entre Palmeiras e Santos, também houve a presença de público, foram cerca de 5.000 convidados que assistiram a partida no Maracanã.
Final da libertadores teve a presença de público (Foto: André Durão)
Segundo o comunicado da Confederação Sul-Americana de futebol, para que haja a presença de público no estádio, as cidades onde serão as partidas terão que fazer a liberação de acordo com os protocolos sanitários. A Conmebol acredita que esse retorno gradual do público será essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano. A partir do comunicado da confederação, foram definidos alguns protocolos e medidas a serem seguidos.
Confira o comunicado da Conmebol: "A confederação Sul-Americana de futebol dá a conhecer o "protocolo de recomendações para o retorno do público nos estádios" nos jogos da Conmebol Libertadores e Conmebol Sul-Americana 2021, a partir das oitavas de final. Estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação e/ou modificação. A Conmebol considera que o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, razão pela qual, se as autoridades nacionais permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições."
https://lorena.r7.com/post/Flamengo-anuncia-a-demissao-de-Rogerio-Ceni
https://lorena.r7.com/post/Argentina-vence-Brasil-no-Maracana-e-conquista-Copa-America
Caso o governo brasileiro libere o público nessas competições, alguns clubes brasileiros serão beneficiados, sendos eles: Atlético Mineiro, São Paulo, Flamengo, Internacional, Fluminense e Palmeiras que jogam a Libertadores, e os time que jogam a Sul-Americana, que são: Grêmio, Athletico, Bragantino e Santos.
A presença de público já pode acontecer nessa semana, na próxima terça(13), o São Paulo recebe o Racing no Morumbi, às 21:30, horário de Brasília. Pela Sul-Americana, o Santos recebe na quinta (15), o Independiente, na Vila Belmiro, e também pode ter a presença de seus torcedores, caso as autoridades de São Paulo liberem.
(Foto destaque: Torcida do Palmeiras na final da libertadores. Foto: André Durão)