A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood realizou no último domingo (27), a cerimônia do Oscar, premiando as melhores produções de 2021. Entre os premiados com a estatueta está a figurinista Jenny Beavan, vencedora na categoria de Melhor Figurino pelo seu trabalho em ‘Cruella’, live-action da Disney.
Jenny Beavan (Foto:Reprodução/Getty Images)
O filme ‘Cruella’ é baseado na Londres de 1970, e retrata a efervescente cena punk que invadiu a cidade no período. O roteiro acompanha a trajetória de Estella, interpretada pela atriz Emma Stone, em se tornar uma designer de sucesso. Os figurinos acompanharam a evolução da personagem de jovem ambiciosa até a malvada vilã.
A moda foi o foco da produção, e Jenny se inspirou em estilistas famosos, como Vivienne Westwood, Alexander McQueen e John Galliano. Muitas peças do figurino foram garimpadas em brechós de Londres e Los Angeles para reproduzir o tom da época.
A figurinista inglesa Jenny Beavan foi a responsável por montar os mais de 45 looks da personagem Estella, como era conhecida antes de se tornar Cruella de Vil. As roupas chamaram a atenção do público por sua extravagância e criatividade com que foram produzidas.
figurino de Cruella (Foto:Reprodução/Glamour)
Jenny já levou a estatueta do Oscar outras duas vezes, nas categorias de figurino por Mad Max: Estrada da Fúria, de 2015, e Uma Janela para o Amor, de 1985, sendo indicada outras oito vezes pela Academia. Ela ainda conta com cinco indicações ao Emmy com dois troféus faturados, além de muitos outros prêmios.
Jenny começou sua carreira na indústria cinematográfica como cenógrafa e depois acabou migrando para a moda. “Eu não sou uma estilista. Eu uso as roupas para contar histórias. De fato, na minha vida real, eu não tenho interesse em roupas. Eu apenas amo usá-las para contar histórias”.
Com mais de 40 anos de carreira, a figurinista Jenny Beavan ficou conhecida também pelos figurinos dos filmes: O Discurso do Rei, de 2010, Assassinato em Gosford Park, de 2001, A Cura, de 2016, Sherlock Holmes, de 2009, dentre outros longas.
Atualmente Jenny está trabalhando em outros três projetos, inclusive um spin-off de Mad Max chamado Furiosa.
Foto destaque: Filme Cruella.Reprodução/Glamour