Notícias

Chanceler da Alemanha e Joe Biden se reúnem para falar das tensões na Ucrânia

Chanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente dos EUA, Joe Biden, fizeram reunião na Casa Branca para discutir a ameaça de uma invasão da Rússia na Ucrânia. Biden quer que Scholz interrompa o gasoduto que levaria gás russo para a Alemanha.

3 min de leitura
08 Fev 2022 - 09h40 | Atualizado em 08 Fev 2022 - 09h40

O chanceler da Alemanhã, Olaf Scholz, e o presidente dos EUA, Joe Biden, participaram de um intenso encontro na Casa Branca nesta segunda-feira (7).

A conversa foi o que anda tirando o sossego de Biden e outros líderes de governo: as movimentações da Rússia na fronteira com a Ucrânia. Embora o Kremlin negue uma invasão, os maiores líderes do ocidente ainda tem memórias da invasão russa a Crimeia em 2014, utilizando-se de movimentações parecidas. O chanceler da Alemanha e o presidente dos EUA, conversaram possíveis maneiras de punir o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele decida invadir a Ucrânia.



Encontro de Biden e Scholz. (Vídeo:Reprodução/Youtube/CNN)


"Se a Rússia fizer a escolha de invadir ainda mais a Ucrânia, estamos prontos em conjunto […] e toda a Otan está pronta”, disse Biden, ao lado de Olaf Scholz. 

Este foi o primeiro encontro desde que Olaf assumiu o poder, em dezembro do ano passado. O compromisso aconteceu para fortalecer publicamente uma aliança importante no ocidente, já que Vladimir Putin reúne mais de 100.000 soldados nas proximidades das fronteiras da Rússia com a Ucrânia. 

Assessores da Casa Branca informaram que uma das maiores preocupações da reunião foi a relutância de Scholz em assinar sanções econômicas mais severas no caso de uma invasão russa, ou cancelar o gasoduto Nord Stream 2, que levará o gás russo para a Alemanha quando finalizado.

“Se a Rússia invadir isso significa que tanques e tropas cruzam a fronteira da Ucrânia novamente, então não haverá mais um Nord Stream 2. Vamos acabar com isso”, afirmou Biden. 

No entanto, o chanceler alemão não confirmou se encerraria o projeto do gasoduto, mas no encontro de segunda-feira disse repetidamente que "estavam absolutamente unidos".

A Alemanha se recusou a vender armamento ou munição à Ucrânia, citando uma política de longa data de não contribuir para conflitos em andamento. Dymito Kuleba, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, disse que pretende falar sobre a recusa com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalen Baerbock. 

Na semana passada, a relação entre os EUA e a Alemanha abalou tanto que o embaixador alemão nos Estados Unidos precisou enviar um aviso de que muitos no país veem a Alemanha como um "parceiro não confiável". Biden negou. “Não há necessidade de reconquistar a confiança. Ele tem a total confiança dos Estados Unidos”, disse. 

Scholz visitará Kiev e Moscou, na próxima semana, após uma visita a França. 

 

Foto Destaque: Joe Biden e Olaf Scholz na Casa Branca. Reprodução/Anna Moneymarker

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo