Notícias

Brasil registra mês de novembro mais frio dos últimos 46 anos, aponta Inmet

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, além das baixas temperaturas, a primavera também apresentou chuvas acima da média prevista em todas as regiões do país.

26 Dez 2022 - 13h55 | Atualizado em 26 Dez 2022 - 13h55
Brasil registra mês de novembro mais frio dos últimos 46 anos, aponta Inmet Lorena Bueri

Registrando uma série de baixas temperaturas, o mês de novembro de 2022 foi o mais frio dos últimos 46 anos no Brasil, aponta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Segundo balanço realizado pelo órgão, as chuvas também se intensificaram em todas as regiões do país, com exceção do Centro-Oeste e do estado do Rio Grande do Sul, localidades que ficaram de 20% a 40% abaixo da média. 

O panorama histórico aconteceu durante a primavera, impulsionado pelo ar frio de origem polar da região Sul, que avançou para as demais áreas do país ao longo do mês. Com o aumento do alcance da massa, quedas nas temperaturas, geadas e até neve foram notadas pelos brasileiros. Santa Catarina, por exemplo, registrou todos os eventos meteorológicos.

O ar frio ainda ocasionou desvios negativos de temperatura na parte leste do Brasil. Considerando a média observada nas estações do Inmet em todo o país, o mês de novembro de 2022 foi o mais frio desde 1976.


 

Anomalias ou desvios de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar observadas no trimestre Setembro, Outubro e Novembro/2022 (Reprodução/Inmet)


Ainda de acordo com o Instituto, no sul da região Norte e em parte do norte do Centro-Oeste as temperaturas foram mais elevadas e seguidas de queda na umidade relativa do ar. Padrão semelhante já havia sido analisado na área em setembro e outubro, principalmente.

Em contrapartida, Belém, capital do Pará, - estado do Norte do país - teve as chuvas mais intensas em nível nacional. Entre setembro e novembro, a cidade registrou aproximadamente 798,3 milímetros. A média climatológica comumente atingida no local é de 407,3 milímetros. 

Em outros municípios do Brasil, a massa de ar frio causou temporais que deixaram vítimas e grandes estragos, especialmente no Espírito Santo e em Santa Catarina. O levantamento completo da primavera de 2022 pode ser encontrado no site do Inmet. 

 

Foto destaque: Brasil registra mês de novembro mais frio dos últimos 46 anos, aponta Inmet. Reprodução/G1.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo