Notícias

Chuva em Santa Catarina causa mortes e rodovias bloqueadas

Por conta das fortes chuvas alguns cidadãos precisaram sair de casa, mas foram recebidos em abrigos nas cidades Camboriú, Balneário Camboriú e Palhoça.

3 min de leitura
20 Dez 2022 - 17h00 | Atualizado em 20 Dez 2022 - 17h00

Nesta terça-feira (20) a chuva em Santa Catarina causou danos irreparáveis, como a morte de duas pessoas e provocou prejuízos em algumas regiões.

As rodovias federais e estaduais precisaram ser interditadas por conta de deslizamentos de terra, instabilidade do solo e chance de queda de barreira. Carros e casas ficaram submersos.

Nas cidades Camboriú e Penha, no Litoral Norte, as prefeituras decretaram situação de emergência pela manhã, nas cidades de Itapema e Tijucas, que ficam na mesma região, em Florianópolis, registraram alagamentos.

Na BR-280 (Serra do Corupá) está sendo liberada apenas para veículos leves, na BR-101 KM 138 sentido Sul (Morro do Boi, Balneário Camboriú) totalmente interditada. Além dessas BR, algumas também foram interditadas, já na BR 282 (Águas Mornas) a interdição é parcial.


Sobrevoo mostra situação em Itapema, no Litoral Norte (Reprodução/Corpo de Bombeiros/Divulgação)


A Defesa Civil estadual orientou que em caso de alagamentos é para evitar contato com as águas, não dirigir em áreas alagadas, evitar pontilhões e pontes submersas e redobrar atenção com as crianças. Ficar atento a inclinação de postes e árvores, movimento de terra ou encostas próximo a sua residência, rachaduras em muros ou paredes, em caso de tempestades com ventos fortes e raios busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados, fique longe de janelas e se estiver na praia, jamais fique na água.

Duas jovens foram mortas no deslizamento em Camboriú, segundo a prefeitura a casa desabou sobre a residência em que estavam as vítimas, Elaine Marques (17) e Ketelhem Arno Ribeiro (16). Elas eram primas e não irmãs, conforme havia divulgado a prefeitura.


Jovens que morreram no deslizamento em SC (Reprodução/Redes Sociais/Divulgação)


De acordo com o prefeito Elcio Kuhnen, o deslizamento ocorreu por volta de 3h no bairro Jardim Aliança, elas estavam dentro de uma casa atingida pelo soterramento provocado pelas fortes chuvas.

Uma das jovens morreu na hora e a outra chegou a receber reanimação cardiorrespiratória, mas morreu cerca de 40 minutos depois. Aleḿ das duas vítimas, teve uma criança de 9 anos foi socorrida com vida, mas ainda não há informações atualizadas sobre o atual estado de saúde dela.


Casa atingida pelas fortes chuvas em SC (Reprodução/Prefeitura de Camboriú/Divulgação)


Por conta de todo estrago que está ocorrendo na cidade a administração decretou situação de emergência.

Foto Destaque:  Um cidadão passando por uma rua alagada (Reprodução/Juan Todescatt, NSC TV)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo