Notícias

Chuvas fortes causam situação de emergência em Minas

Minas Gerais tem 101 municípios em situação de emergência em consequência dos impactos caudado pelas fortes chuvas que vem atingindo o estado nesses últimos dias.

23 Dez 2022 - 20h40 | Atualizado em 23 Dez 2022 - 20h40
Chuvas fortes causam situação de emergência em Minas Lorena Bueri

Com o início do período chuvoso neste ano, setembro, o número de desalojados, pessoa que precisam sair de casa em decorrência de efeitos diretos da chuva e se abrigam com parentes ou amigos, ultrapassou o número de 4 mil pessoas. E já chega a 1.312 o número de pessoas desabrigados, moradores que precisam de abrigo público decorrido a danos e/ou ameaças a residência. Até o momento 8 óbitos foram confirmados em consequências das chuvas, de acordo com o dado divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).


Foto: Municipio de MG alagada. Reprodução: o Dia.


Em função das fortes chuvas de ontem (22) a Cedec apontou duas ocorrências, a primeira foi em Sabará, região metropolitana da capita, o volume do Rio das Velhas chegou perto da cota máxima e registrou queda de arvore e algumas ruas ficaram completamente inundadas durante a tempestade. Apesar do estrago não houve registro de desalojados ou desabrigado e os serviços essenciais estão funcionando de acordo com a Cedec.

“A Defesa Civil do município e o agente regional da Defesa Civil vistoriaram as áreas de risco de deslizamento de encostas em Sabará, orientando os moradores, além de monitorar o nível do rio” informou o governo mineiro.

A segunda ocorrência foi em Patrocínio do Muriaé, Zona da Mata, o volume do Rio Mariaé subiram de forma abrupta e consequentemente causou pontos de inundação. Com os danos 6 pessoas ficaram desabrigadas e 5 desalojadas, mas os serviços essenciais não foram afetados, de acordo com a divulgação da Cedec.

Previsão

O tempo continua instável nas regiões norte, leste e noroeste mineiro, com chuvas fortes e volumosas, que podem causar alguns contratempos à população. Essas chuvas e o tempo instável é decorrente de mais um episodio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um fenômeno meteorológico característico do período da estação da primavera/ verão.

Hoje (23), o céu deve ficar encoberto a nublado com pancadas de chuvas, eventualmente fortes, com trovoadas isoladas na região noroeste, norte, Jequetinhonha e Mucuri. Já nas demais regiões, o céu fica parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, de acordo com a Agencia Brasil.

Para a véspera de Natal e para o Natal a previsão também é de ceu nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

Foto destaque: Região mineira alagada.Reprodução: Anderson Coelho.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo