Com o início do período chuvoso neste ano, setembro, o número de desalojados, pessoa que precisam sair de casa em decorrência de efeitos diretos da chuva e se abrigam com parentes ou amigos, ultrapassou o número de 4 mil pessoas. E já chega a 1.312 o número de pessoas desabrigados, moradores que precisam de abrigo público decorrido a danos e/ou ameaças a residência. Até o momento 8 óbitos foram confirmados em consequências das chuvas, de acordo com o dado divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Foto: Municipio de MG alagada. Reprodução: o Dia.
Em função das fortes chuvas de ontem (22) a Cedec apontou duas ocorrências, a primeira foi em Sabará, região metropolitana da capita, o volume do Rio das Velhas chegou perto da cota máxima e registrou queda de arvore e algumas ruas ficaram completamente inundadas durante a tempestade. Apesar do estrago não houve registro de desalojados ou desabrigado e os serviços essenciais estão funcionando de acordo com a Cedec.
“A Defesa Civil do município e o agente regional da Defesa Civil vistoriaram as áreas de risco de deslizamento de encostas em Sabará, orientando os moradores, além de monitorar o nível do rio” informou o governo mineiro.
A segunda ocorrência foi em Patrocínio do Muriaé, Zona da Mata, o volume do Rio Mariaé subiram de forma abrupta e consequentemente causou pontos de inundação. Com os danos 6 pessoas ficaram desabrigadas e 5 desalojadas, mas os serviços essenciais não foram afetados, de acordo com a divulgação da Cedec.
Previsão
O tempo continua instável nas regiões norte, leste e noroeste mineiro, com chuvas fortes e volumosas, que podem causar alguns contratempos à população. Essas chuvas e o tempo instável é decorrente de mais um episodio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um fenômeno meteorológico característico do período da estação da primavera/ verão.
Hoje (23), o céu deve ficar encoberto a nublado com pancadas de chuvas, eventualmente fortes, com trovoadas isoladas na região noroeste, norte, Jequetinhonha e Mucuri. Já nas demais regiões, o céu fica parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, de acordo com a Agencia Brasil.
Para a véspera de Natal e para o Natal a previsão também é de ceu nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.
Foto destaque: Região mineira alagada.Reprodução: Anderson Coelho.