Notícias

Aumenta números de golpes via WhatsApp no período da Black Friday

Golpes via aplicativos de mensagens se intensificam durante o período de grandes ofertas. Através de correntes de WhatsApp, os criminosos conseguem ter acesso ao dados das vítimas.

11 Nov 2021 - 11h31 | Atualizado em 11 Nov 2021 - 11h31
Aumenta números de golpes via WhatsApp no período da Black Friday Lorena Bueri

Criminosos enviam mensagens através do aplicativo oferecendo prêmios através de um jogo, mas na verdade é uma maneira de furtar os dados de quem aceita participar. Uma mensagem recebida afirma que o Mercado Livre está primiando usuários por meio de um suposto jogo chamada "Rodada Premiada" mas, ao clicar no link  o usuário é direcionado para um site, onde responde algumas perguntas e participar do jogo "caixinhas preimiadas". Ao final, a vitima precisa compartilhar a mensagem através do WhatsApp com amigos e familiares. 


Golpes via aplicativos de mensagens se tornam comuns em períodos como da Black Friday. (Foto: Reprodução/Pixabay)


O golpe tem como finalidade, levar o usuário até sites maliciosos que  veiculam propagandas e desta forma, os criminosos podem acessar e furtar dados. 

Segundo o site Techtudo, o aplicativo WhatsApp já atingiu 1,3 bilhão de pessoas, sendo 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Um terreno fértil para o mais variados tipos de golpes. Existem algumas caracterírticas comuns destas mensagens, como uma promoção tentadora, um brinde, um jogo para ganhar prêmiso, ou até mesmo alguém conhecido pedindo um depósito ou pagamento de boleto.  Segue a lista dos golpes de WhatsApp mais comuns:

1. Chip Roubado.Esse pode ser um dos golpes mais difíceis de serem identificados. O criminoso rouba um número de telefone, bloqueia a linha original e se passa pela vítima a fim de extorquir dinheiro.

2. Rcarga ilimitada. Os estelionatários oferecem um serviço de recarga ilimitada com valor fixo bem abaixo ao oferecido pelo mercado. Também podem oferecer serviços de TV a cabo.

3. Site Falso. O preferido no período de Black Friday, o "Phishing". São técnicas utilizadas para roubar informações dos usuários e, a forma mais comum de fazer isso é por meio de sites falsos. Geralmente oferecem promoções de eletrodomésticos, que são distribuídas via WhatsApp. O usuário ao clicar, acaba sendo dierecionado para um página falsa onde responde algumas perguntas, ou preenche cadastros, dando acesso aos seus dados.

 

Chega a 50 o número de mortes em 114 acidentes aéreos neste ano (r7.com)

Bolsa família substituído, o Auxílio Brasil diz quem pode receber o novo benefício do governo (r7.com)

Mais de 70% de candidatos a emprego mudaram de área durante a pandemia, diz pesquisa (r7.com)

 

Como evitar:

A autenticação em dois fatores:

A autenticação em dois fatores é uma forma eficaz de evitar esse tipo de golpe.  Consiste em uma camada extra de segurança que garante que pessoas que estão tentando acessar uma conta online, são realmente quem afirmam ser.

No WhatsApp, a opção é chamada de "verificação em duas etapas". Acesse através das configurações do app, entre na opção "conta" e em seguida "verificação em duas etapas" - tanto em Android como em iOS.

O aplicativo pede para você escolher uma senha de seis dígitos, que será requisitada ocasionalmente.

Para ativá-la, digite seu nome de usuário. Depois, em vez de ganhar acesso imediato à conta, é preciso fornecer uma segunda autenticação: a digital, um comando de voz, uma senha ou um código enviado por SMS para o seu celular.

 

Imagem destaque: Golpes em aplicativos de mensagens. Reprodução/pixabay.

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo