Notícias

Mais de 70% de candidatos a emprego mudaram de área durante a pandemia, diz pesquisa

Pesquisa aponta também que 79,9% de candidatos a emprego optam por vagas temporárias de fim de ano; mudança na área de trabalho durante a pandemia foi verificada.

10 Nov 2021 - 20h30 | Atualizado em 10 Nov 2021 - 20h30
Mais de 70% de candidatos a emprego mudaram de área durante a pandemia, diz pesquisa Lorena Bueri

A crise financeira durante a pandemia da Covid-19 atingiu milhares de profissionais e uma pesquisa do portal de vagas Empregos.com.br mostrou que 71,4% dos candidatos que buscam por oportunidade de emprego, para se recolocar no mercado de trabalho, mudaram sua área de atuação. O levantamento contou com a participação de 4.265 pessoas inscritas na plataforma e foi realizado no final de setembro.

O avanço da vacinação contra a Covid-19 traz a expectativa por conquistas de novas vagas traz para 86,7% dos candidatos, apesar do recorde de desemprego no país, é o que verificou o levantamento.


  

Trabalhadores buscam empregos formais. (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)


Outro fator que traz esperanças aos candidatos é relacionado as vagas temporárias de fim de ano. Cerca de 79,9 dos candidatos deseja ser inserido nessas oportunidades. No que se refere ao tempo em que estão desempregados, 49,5% dos candidatos estão fora do mercado de trabalho há menos de um ano. Já 17,6% aguardam há mais de um ano alguma oportunidade, 7,8% há mais de dois anos e 7,8% há mais de três anos.

Independente de ser trabalho home office ou não, a pesquisa mostra que 46,6% dos candidatos não possuem preferência pelo regime de trabalho, porém 45% opta por oportunidades presenciais e 6,5% prefere vagas no modelo híbrido.

 

https://lorena.r7.com/colunista/Lili-Bustilho/post/Chega-a-50-o-numero-de-mortes-em-114-acidentes-aereos-neste-ano

https://lorena.r7.com/colunista/Lili-Bustilho/post/Nova-onda-da-Covid-19-comeca-na-Europa-aponta-OMS

https://lorena.r7.com/colunista/Lili-Bustilho/post/Cidade-chinesa-oferece-dinheiro-por-pistas-sobre-pandemia-da-Covid-19


O diretor de marketing do Empregos.com.br, Leonardo Casartelli, destaca que no último trimestre do ano a busca por trabalhadores é considerada positiva mesmo com os problemas de desligamentos enfrentados por muitos brasileiros nos últimos meses. Para Casartelli, o otimismo prevalece e retorna a tentativa por recolocação profissional. Outro ponto importante para gerar novas vagas é a retomada do comércio e a chegada das festas de fim de ano como o Natal e Reveillón.

Para Casartelli é importante pontuar que o mercado formal muitas vezes é obtido por meio das vagas temporárias. Ele conta que muitas empresas que reduziram seu quadro de funcionários durante a pandemia estão abrindo vagas para o período festivo. A efetivação é considerada possível tendo em vista que muitos empregadores estão com um quadro reduzido por conta das demissões que tiver em que fazer em momentos de severas restrições e isolamento social, é o que conclui o diretor de marketing do Portal Empregos.com.br

 

Foto Destaque: Candidatos a emprego mudaram a área de atuação, diz estudo. Reprodução: Tetiana Yurchenko/Shutterstock.

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo