Beleza

Ativos que auxiliam no clareamento de manchas

Extremamente frequentes, as manchas na pele podem se tornar um verdadeiro incômodo. Porém, existem ativos que, se inseridos na rotina de beleza, podem ajudar a amenizar o aspecto das marcas escuras

11 Nov 2021 - 16h27 | Atualizado em 11 Nov 2021 - 16h27
Ativos que auxiliam no clareamento de manchas Lorena Bueri

A presença de manchas é uma das principais reclamações nos consultórios de dermatologistas. Extremamente frequentes, essas marcas consistem em alterações de cor na superfície da pele, variando entre uma coloração avermelhada ou mais pigmentada. Elas apresentam inúmeras causas e, em algumas pessoas, podem se tornar verdadeiros incômodos. Se este for o seu caso, confira a seguir uma lista com os ativos mais indicados para amenizar o aspecto de manchas na pele. 


Mulher aplica cosmético na pele (Foto: Reprodução/Artem Varnitsin/EyeEm/Getty Images)


Vitamina C

 Para melhorar a aparência das manchas, saiba que a vitamina C pode ser uma grande aliada. Ela é um poderoso antioxidante, com ação uniformizadora e clareadora. Isso se deve ao fato do ativo ser capaz de inibir a enzima tirosinase, que é responsável por produzir a pigmentação causadora de manchas. Ao fazer uso da vitamina C, além de clarear as manchas que já existem, você ainda irá prevenir o surgimento de novas. 

 

Hidroquinona

 A hidroquinona é uma substância indicada para clarear melasma, manchas escuras, lentigos senis e sardas. O ativo tem efeito despigmentante, pois tem a capacidade de agir nas células encarregadas de produzir a melanina, o pigmento de nossa pele. A hidroquinona é considerada umas das subsistências clareadoras mais eficazes, sendo que seu uso pode ser potencializado se associado a outros ativos, como corticosteróides e retinóides. 

Saiba como a hora do banho pode ser essencial para o autocuidado

5 tendências de beleza dos anos 90 que você precisa saber

Conheça os 5 primers mais vendidos na internet

Ácido elágico

 O ácido elágico possui um efeito antioxidante que, se combinado ao ácido salicílico, pode amenizar a aparência de manchas. Este ativo ainda é capaz de aumentar os níveis de luminosidade da pele e é, inclusive, considerado uma opção mais segura que a hidroquinona. 

 

Niacinamida

 A niacinamida está entre os ativos queridinhos da vez! Ela não só reduz a hiperpigmentação da pele, como também auxilia na prevenção de manchas, e ainda apresenta a vantagem de ser indicada para todos os tipos de pele, desde as normais até as secas. A niacinamida também é altamente hidratante e, por isso, contribui para o fortalecimento da barreira cutânea da pele. 



 

Foto destaque: Produtos de cuidados com a pele. Reprodução/Iryna Veklich/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo