Saúde

Miopia em crianças cresce durante a pandemia, segundo dados de uma pesquisa

Número de crianças com miopia cresce cada vez mais ao longo da pandemia. Um dos principais motivos é a falta de exposição à luz natural e excesso de exposição à luz artificial, produzida pelas telas.

11 Nov 2021 - 12h07 | Atualizado em 11 Nov 2021 - 12h07
Miopia em crianças cresce durante a pandemia, segundo dados de uma pesquisa Lorena Bueri

De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cada dez médicos, sete afirma que houve um aumento nos casos de miopia em crianças ao longo da pandemia. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, caso nada seja feito para impedir esse crescimento, 50% da população mundial irá sofrer com essa doença até 2050.

Entre os entrevistados pelo CBO, 75% entendem que o aumento do uso de dispositivos eletrônicos tenha agravado o quadro de miopia de um modo geral. Além disso, 98,6% dos especialistas ouvidos afirmaram que caso ocorra uma diminuição do tempo em que a criança fica olhando para uma tela, pode ajudar consideravelmente.

Além dos resultados já citados, a grande maioria dos médicos entrevistados consideram o aumento de atividades ao ar livre um fator crucial para diminuir o grau de miopia em crianças.

 

https://lorena.r7.com/post/Vacina-da-covid-19-para-criancas-pesquisas-mostram-resultados-positivos

https://lorena.r7.com/post/Media-movel-de-obitos-por-Covid-no-Brasil-esta-inferior-a-400-ha-30-dias

https://lorena.r7.com/post/Vacina-contra-HPV-reduz-risco-de-cancer-do-colo-do-utero-em-cerca-90


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já possui uma série de orientações para evitar a exposição de crianças com menos de dois anos às telas. As recomendações estipulam que, para crianças entre 2 e 5 anos, deve existir, de forma supervisionada, um limite de uma hora em frente à tela. Já para aqueles que estão entre a faixa de 6 até 10 anos, o tempo máximo deve ser de duas horas.

Um dos maiores perigos está no fato de que, na infância, o olho ainda está se formando. Dessa forma, caso ocorra uma exposição excessiva a estímulos artificiais, pode acarretar em um grande impacto negativo no desenvolvimento da visão.

Apesar de não existir evidências suficientes para explicar como o uso de eletrônicos pode aumentar a incidência da miopia, a relação entre ambos já foi devidamente comprovada.


Foto: Criança assistindo aula online. (Reprodução/pexels)


Segundo relatório emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), “em algumas partes do mundo, o aumento do tempo em ambientes fechados e o envolvimento em atividades de ‘quase trabalho’ – como olhar para as telas de computadores – estão levando cada vez mais pessoas a sofrerem de miopia”.

Segundo a OMS, existem cerca de 59 milhões de pessoas que sofrem de miopia no Brasil, representando mais de 25% da população total. Levando em conta um contexto global, o número de pessoas que sofre dessa doença chega a 2,6 bilhões.

 

Foto destaque: Criança no computador de óculos. Reprodução/ pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo