A memorável comédia dramática, A Vida é Bela, mais uma vez aparece e engrandece o carismático cineasta Roberto Benigni. O filme de 1997, rende ao ator e também, diretor do longa, o Leão de Ouro no 78º Festival de Veneza que ocorrerá em setembro deste ano.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15), através dos organizadores do evento."Uma figura de referência sem precedentes e inigualável”, comemora Alberto Barbera, diretor do Festival.
Stranger Things: Gaten Matarazzo diz gostar da ideia de um derivado da série só de Dustin e Steve
Documentário sobre Chadwick Boseman estreia este sábado na Netflix
Drama sobre escravidão com Will Smith não será mais filmado na Geórgia devido à nova lei eleitoral
Capa do longa: “A Vida é Bela”. Foto: (Reprodução/AdoroCinema)
Benigni tornou-se, mundialmente, conhecido após o lançamento do filme. A retratação dos campos de concentração nazista e a sensibilidade de seu personagem, um judeu italiano, dono de uma livraria, que por meio da imaginação tentava proteger seu filho dos horrores da guerra emocionou o público.
Mesmo em um formato cômico, a história permeava um dos períodos mais sombrios da humanidade. E com muita delicadeza, Benigni conduziu o roteiro com maestria. O sucesso lhe rendeu duas estatuetas de ouro: Oscar de melhor filme estrangeiro e de melhor ator.
Guido (Roberto Benigni) tenta proteger seu filho dos horrores da guerra. Foto: Reprodução/Paris Filmes/A Mente Maravilhosa)
Em comunicado, o cineasta expressou sua emoção em receber a homenagem: "Meu coração está cheio de alegria e gratidão. É uma imensa honra receber um reconhecimento tão importante do meu trabalho no Festival Internacional de Cinema de Veneza."
A Vida é Bela tornou-se um clássico, daqueles que te despertam os mais profundos sentimentos sobre a vida humana. Benigni tem essa capacidade, quase que ingênua, de transformar seus personagens.
Seu mais recente trabalho em Pinóquio (2019), na pele de Gepeto foi dirigido por Matteo Garrone e apesar, de um recebimento morno do público, a construção de universo lúdico e endurecido pelo drama do conto, caiu-lhe muito bem. E mais uma vez, a recompensa pelo trabalho veio no formato David di Donatello – um Oscar italiano por melhor ator coadjuvante.
Assista o trailer de A Vida é Bela:
(Vídeo: YouTube)
(Foto Destaque: Roberto Benigni. Reprodução/Ansa Brasil)