Claudia Raia por trás das câmeras: "Nunca cedi à pressão estética"

11/02/2022 | POR Lorena Magazine

A atriz contou com exclusividade para o Lorena Magazine sobre seu lifestyle que ninguém conhece

Claudia Raia por trás das câmeras:

Um dos nomes mais conhecidos no meio artístico é de Claudia Raia. Dona de um carisma ímpar e uma personalidade extremamente forte, a atriz encanta o mundo com a excelência da diversidade de seus trabalhos e talentos.

Sua carreira artística começou quando Claudia ainda era muito nova, aos 10 anos, com trabalhos como modelo de manequim de ninguém menos que Clodovil Hernandes, com seus 11, iniciou um tratamento para controlar o crescimento. Já como bailarina, começou logo em seguida, dançando profissionalmente no exterior, mais precisamente nos Estados Unidos e Argentina. Com apenas 13 anos de idade, quando já tinha em média 1,70m, a jovem ganhou uma bolsa de estudos para Nova York, onde estudou Ballet e morou por um período de quatro anos.

Na televisão, Claudia fez sua estreia no programa "Viva o Gordo", na TV Bandeirantes, com 17 anos de idade, onde vivia Carola, dupla do apresentador Jô Soares. Sua primeira novela foi a memorável "Roque Santeiro", que embora tenha se passado em 1985, permanece sendo uma das mais importantes obras da teledramaturgia brasileira.

Com mais de 30 anos de carreira na televisão, teatro musical e na dança, seus talentos são consagrados em todo o Brasil, mas Claudia tem um lado que ninguém conhecia até agora, e que a atriz revelou com exclusividade para o Lorena Magazine.

As pessoas conhecem a atriz, a que brinca com essa coisa de diva, porque eu não levo isso a sério mesmo...mas acredito que ainda hoje tem gente que se surpreende com o fato de eu ser empreendedora cultural e produtora?


Claudia Raia atriz de musical e novela (Foto: Lucas Mennezes)


Quem é Maria Claudia Motta Raia?  "Olha, as pessoas conhecem a atriz, a que brinca com essa coisa de diva, porque eu não levo isso a sério mesmo...mas acredito que ainda hoje tem gente que se surpreende com o fato de eu ser empreendedora cultural e produtora? E olha que faço isso desde os meus 19 anos (risos). Uma coisa que muita gente não sabe é que eu adoro ficar em casa, curtir a casa com a família, os amigos...amo cuidar da casa: comprar as coisas, escolher, decorar. Sou muito ligada em tudo isso. Eu escolho jogo de roupa de cama, toalha de banho...adoro fazer combinações de cores. Amo fazer isso!"

Como é ser uma das maiores atrizes do Brasil? "Eu posso dizer que sinto muita felicidade e gratidão por ter descoberto tão cedo o que eu gostaria de ser quando crescesse e ter tido a oportunidade de fazer isso, de trabalhar com isso. Ser artista é algo que me completa, que me preenche. A vida sem arte seria muito chata para todos nós: tanto para quem faz isso quanto para quem está ali assistindo, lendo, ouvindo! Eu encaro esse ofício com muita seriedade e vocação, tenho um respeito imenso pelo meu trabalho, pelas pessoas que trabalham comigo e fazem a coisa acontecer, seja na televisão ou no teatro. Tenho o máximo respeito pelo público, afinal, é por ele e para ele que fazemos tudo."

Além de sua personalidade e seu talento, Claudia tem uma lista gigantesca de trabalhos e prêmios que já foi indicada. A atriz protagonizou diversas novelas, filmes, séries e peças teatrais.

Hoje ainda recebo nãos, e é preciso entender quando eles vêm e repensar. O que eu acho importante é a gente não ter medo do não.

Para chegar no patamar que está atualmente, você precisou batalhar muito. Como lidou com os nãos durante sua jornada? "O não a gente já tem, então vamos correr atrás do sim. Foi dessa maneira que eu lidei e lido (risos). Hoje ainda recebo nãos, e é preciso entender quando eles vêm e repensar. O que eu acho importante é a gente não ter medo do não. Porque aí, amor, a gente fica parado e não sai do lugar. Isso não é legal!"

Diante de tantos trabalhos impactantes e marcantes, como é sua privacidade nas ruas? "As pessoas me respeitam muito. Eu fico feliz quando alguém vem falar comigo, pede uma foto, isso é o reconhecimento do trabalho, né?! Eu trabalho para as pessoas, para o público. Receber esse carinho todo em retorno é maravilhoso. Subir no palco e ver a casa cheia é uma alegria. Saber que aquelas pessoas saíram de casa para ir ao teatro me ver: não tenho palavras para descrever o que é isso. Então, sempre que é possível, eu gosto de atender as pessoas, conversar... E adoro observar gente. O trabalho do ator passa por aí: observar, absorver."

Ainda existe alguém que você não contracenou e que deseja contracenar? "Claro, gente! Tem tanta gente talentosa da nova geração. A Larissa Manoela, com quem eu ia contracenar agora em "Além da Ilusão", mas acabou que não aconteceu, é um exemplo."

Minha mãe é exemplo para tudo na minha vida!

Quem foi sua inspiração no meio artístico? "Minha mãe é exemplo para tudo na minha vida! Tem tanta mulher incrível que me inspira: Jane Fonda, Ana Maria Braga, Alcione, Fátima Bernardes, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro... São mulheres que têm muito a dizer, que seguem na ativa, mais potentes do que nunca!"

Não confie no sucesso. Confie no seu trabalho.

Um conselho para os novos atores e atrizes? Qual conselho você daria para quem deseja entrar para o ramo artístico? "O conselho que eu dou é: tenha disciplina, estude, aprenda sobre todas as áreas da profissão e não confie no sucesso. Confie no seu trabalho e em colher os frutos desse trabalho!"

 Ser uma mulher de opinião forte te atrapalhou em algum momento da sua carreira? "Olha, eu não tenho essa sensação não, muito pelo contrário. Claro que nem sempre insistir em algo deu certo (risos). Mas isso faz parte da vida, né?! Quando a gente arrisca, pode dar muito certo como pode dar errado e aí precisamos recalcular a rota. Mas normalmente vale a pena insistir no que eu acredito, ou no meu ponto de vista (risos). Um exemplo é a questão do teatro musical. Lá atrás, quando comecei a fazer isso, a produzir, muita gente disse que não daria certo, inclusive o Boni. Imagina, amor! Só o cara que inventou a televisão como a gente conhece hoje. Mas eu segui minha intuição de que tinha espaço e hoje temos um mercado muito forte de teatro musical. Acho que sempre vale a pena a gente defender o que acredita. Pode ser que no meio do caminho mude de ideia e volte atrás, ou que dê errado e aí é preciso ajustar a rota... Mas isso tudo faz parte da vida também."

Demonstrar o que você é sempre é positivo. Eu sou uma mulher de opinião, sou uma mulher de temperamento forte, decidida

Você é uma mulher que demonstra ser muito forte, de personalidade forte e de aparência impactante. Demonstrar ser uma fortaleza é algo positivo ou negativo na vida de atriz? "Eu acho que demonstrar o que você é sempre é positivo. Eu sou uma mulher de opinião, sou uma mulher de temperamento forte, decidida. Não tenho motivo para ser diferente. As pessoas terem uma questão com isso aí já é uma questão delas, que el precisam lidar (risos)."

Claudia cresceu no ambiente da TV, a internet é algo recente para os artistas pioneiros e que funcionam de maneira bem diferentes. Diariamente vemos influencers e artistas sofrendo ataques de haters e pressão estética. Sobre isso, questionamos Claudia:

Vive-se em uma Era em que a internet tomou conta de tudo. Como é pra você a internet? Você sofre muitas cobranças? Exigem muito de você? Aparições? Exposições de vida pessoal? "A minha vida sempre foi muito publicizada e acompanhada, amor (risos). Claro que a internet trouxe um novo nível de exposição, mas aí a gente vai aprendendo a dosar. Aquilo ali é um recorte, é uma parte da minha vida. Eu gosto de me divertir naquele espaço, de trazer assuntos, promover discussões. As pessoas que me seguem já entenderam isso e estão ali querendo as mesmas coisas. Não me sinto cobrada. Para mim, aquele é um espaço de troca, de proximidade. Eu adoro me jogar em coisas novas, e as redes sociais fazem parte disso."

Já falaram que eu tinha que colocar silicone quando era mais nova. Mas eu nunca quis e não cedi a isso. Sabia que no longo prazo eu me arrependeria


Claudia referência no teatro mucial (Foto: Lucas Mennezes)


A pressão estética já fez parte da sua vida em algum momento? Se sim, quando e como lidou? "Já falaram que eu tinha que colocar silicone quando era mais nova. Mas eu nunca quis e não cedi a isso. Sabia que no longo prazo eu me arrependeria. E também eu sou bailarina, isso poderia interferir inclusive nisso. Eu sabia que não queria e o motivo de não querer. Acho chata essa cobrança dos outros, querendo ditar como você tem que ser. Você não tem quê nada, amor. Faz o que quiser, o que te deixa bem, feliz, satisfeito. Não entra na pressão alheia porque isso vai acabar não te fazendo bem."

E o que muito se especula na vida de todos os artistas é sobre as relações interpessoais, relacionamentos e questões familiares, aproveitando essa entrevista incrível resolvemos pedir Cláudia para abrir seu coração para nossa revista:

Eu e Jarbas temos uma parceria muito grande, um companheirismo, que nos acompanha na vida pessoal e na profissional. Amamos estar juntos, dividir tudo…

Sobre o amor, o quão realizada você é com seu relacionamento? "Eu sou muito realizada! Eu e Jarbas temos uma parceria muito grande, um companheirismo, que nos acompanha na vida pessoal e na profissional. Amamos estar juntos, dividir tudo. A gente fala que o isolamento fez a gente ter ainda mais certeza da escolha que fizemos há 10 anos. A gente faz tudo junto. Estamos agora em cartaz com a comédia musical "Conserto para Dois, O Musical", no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, onde ficaremos em cartaz até dia 13 de março. Depois, saímos em turnê com o espetáculo, e a convivência fica ainda mais intensa (risos). A gente adora!"

Finalizamos essa entrevista com o coração cheio de orgulho e gratidão à uma das maiores artistas do Brasil ter aceitado nosso convite para ser a capa do Lorena Magazine!

Foto Destaque: Capa: Gabriel Bertoncel/Styling: Juliano e Zuel/Make: Carlos Pompeio/Hair: Dicko Lorenzo

LEIA MAIS

Deixe um comentário