Cinema/TV

Chloé Zhao vence o Oscar de Melhor Direção e Melhor Filme, e China censura informação

Chloé Zhao entra para a história do mundo cinematográfico após levar o Oscar de Melhor Direção e Melhor Filme, mas tem sua conquista censura pela China, seu país de origem.

26 Abr 2021 - 15h15 | Atualizado em 26 Abr 2021 - 15h15
Chloé Zhao vence o Oscar de Melhor Direção e Melhor Filme, e China censura informação Lorena Bueri

Neste domingo (25), Chloé Zhao marcou a história do mundo cinematográfico ao se tornar a segunda mulher, sendo a primeira asiática, a vencer o Oscar nas categorias de Melhor Direção e Melhor Filme, com “Nomadland”. Suas conquistas, no entanto, foram mantidas em silêncio pela imprensa chinesa, e seu nome e menções à produção premiada desapareceram das redes sociais no país.

Em seu discurso de agradecimento, a diretora relembrou um pouco de sua infância e citou um poema chinês. “Tenho pensado muito ultimamente sobre como continuo a seguir quando as coisas ficam difíceis. Quando eu era criança na China, meu pai e eu costumávamos memorizar textos e poemas clássicos chineses e recitar juntos”, começou. 

She-Hulk | Tatiana Maslany é vista em primeira foto de bastidores da série

Erin Kellyman interpretará a nova vilã da Marvel em ‘Falcão e o Soldado Invernal’

‘Invocação do Mal 3’ promete ser o mais obscuro da franquia

Eu me lembro de um chamado ‘The Three Character Classic’, e ele dizia: ‘As pessoas, ao nascer, são boas’. Essas palavras tinham muito impacto quando eu era criança, e ainda acredito nelas. Sempre achei bondade nas pessoas que conheci - em todos os lugares do mundo. Esse Oscar é para qualquer pessoa que tem a coragem de se manter boa e ver o que há de bom nos outros”, disse ela.


chloé zhao

Chloé Zhao ganha o Oscar de Melhor Direção (Foto: Reprodução/ Chris Pizzello)


A vitória de Zhao, entretanto, já era esperada. Antes de levar a estatueta na noite anterior, a diretora havia vencido o Globo de Ouro, o Bafta e o Sindicato dos Diretores. “Nomadland” conquistou também o prêmio de melhor atriz, com Frances McDormand. 

Apesar de ter seu sucesso inicialmente aclamado pela China, não demorou para que Zhao se tornasse alvo de ataques nas redes sociais no país. O desagrado partiu de nacionalistas chineses, que trouxeram à tona antigas entrevistas da diretora em que ela aparece criticando sua terra natal. Os cinemas chineses também adiaram a estreia do filme.

Atualmente, Chloé Zhao divide o pódio com Kathryn Bigelow, a primeira mulher a conquistar o Oscar na mesma categoria, pelo filme “Guerra ao Terror”, em 2010. A diretora ainda trouxe triunfo à Marvel, ao se tornar também a primeira vencedora da Academia a comandar um filme de heróis do estúdio.

(Foto destaque: Chloé Zhao, diretora de 'Nomadland'. Reprodução/ Chris Pizzello)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo