Rodrigo Paz vence eleição e é o novo presidente da Bolívia

Novo líder venceu a disputa eleitoral, terminando os 20 anos de governo de esquerda e fazendo história no segundo turno, marcado por uma guinada

20 out, 2025
Rodrigo Paz | Reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed
Rodrigo Paz | Reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed

Neste domingo (19), Rodrigo Paz foi eleito presidente da Bolívia. Rodrigo, que faz parte do Partido Democrata Cristão, venceu as eleições após fazer história no segundo turno, no qual marcou uma guinada à direita e encerrando um governo de 20 anos da esquerda. Paz venceu com 54,5% dos votos, com apuração de 91,2%.

Quem mais estava disputando

Além de Rodrigo Paz, tinham também na disputa, Jorge Tuto Quiroga, ex-presidente do país e também de direita e Evo Morales, no qual era o líder dominante da Bolívia nas últimas décadas, porém, este não passou do primeiro turno.

Contexto econômico e eleitoral

A eleição ocorreu num cenário de crise econômica profunda na Bolívia, com inflação alta, reservas internacionais em queda e problemas energéticos persistentes. Muitos eleitores demonstraram insatisfação com o curso dos últimos governos, o que favoreceu a ascensão de Paz como alternativa.

Perfil do vencedor e plataforma

Rodrigo Paz, de 58 anos e filho de um ex-presidente boliviano, Jaime Paz Zamora, se apresentou como um candidato de centro-direita, com foco em liberalização econômica moderada e manutenção de programas sociais. Seu slogan “capitalismo para todos” refletiu a proposta de equilibrar crescimento econômico com proteção social.


Rodrigo Paz no dia da vitória nas eleições (Foto: reprodução/Gaston Brito Miserocchi/Getty Images Embed)

Desafios à frente

Ao assumir, Paz enfrentará uma tarefa árdua: recuperar a economia, estabilizar o câmbio, reverter a escassez de combustíveis e estabelecer alianças políticas em um Congresso fragmentado. Como novo presidente, ele terá de construir coalizões para aprovar reformas e manter a governabilidade. Além disso, ele planeja conquistar os eleitores com propostas mais moderadas com objetivo de neutralizar a polarização na Bolívia.

Implicações regionais e internacionais

A vitória de Rodrigo Paz também sinaliza mudanças na diplomacia boliviana. Espera-se um reposicionamento em relação aos EUA e maior abertura ao investimento estrangeiro. A comunidade internacional acompanhou o pleito como um possível ponto de inflexão no cenário sul-americano.

Mais notícias