Luto na MPB: Angela Ro Ro morre aos 75 anos
Cantora e compositora faleceu na manhã desta segunda-feira (08) no Rio de Janeiro; a artista já se encontrava com a saúde fragilizada

Nessa segunda-feira (o8), o Brasil recebeu uma triste notícia, a cantora e compositora Angela Ro Ro, ícone da música brasileira, morreu aos 75 anos, no Rio de Janeiro (RJ). A informação foi confirmada pelo advogado da cantora a veículos de informação, como a TV Globo e o portal Metrópoles.
A origem de Ro Ro
Angela Maria Diniz Gonsalves nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1949 e recebeu o apelido de Ro Ro ainda na infância, por conta da voz grave, começou também a estudar piano aos 5 anos, influenciada por ícones como Elis Regina, Maysa, Jacques Brel e Ella Fitzgerald, nomes que posteriormente ela elegeria como ídolos musicais. O amor de infância se confirmaria em um dom, que resultaria em uma das artistas mais originais do país.
Durante a década de 70, no auge da Ditadura Militar, Angela Ro Ro foi enviada pelo pai para a Europa, indo primeiramente para a Itália, onde conheceu o cineasta Glauber Rocha, depois se mudou para Londres, onde foi faxineira em um hospital, garçonete e lavadoras de pratos em um restaurante, mas já fazia algumas apresentações em pubs.
Por indicação de Glauber, participou do álbum ”Transa”, de Caetano Veloso, tocando gaita na música ”Nostalgia”, quando voltou ao Rio, Angela começou a se apresentar em casas noturnas e foi contratada pela Polygram/Polydor (atual Universal Music).
Capa do primeiro álbum de Angela Ro Ro (Foto: reprodução/X/@jandira_feghali)
Primeiro disco e sucesso
Lançado em 1979, o primeiro disco de Ro Ro, intitulado simplesmente ”Angela Ro Ro”, apresentava composições da cantora e se tornou um grande clássico da Música Popular Brasileira, abrigando em uma mesma safra canções como ”Amor, Meu Grande Amor”, ”Tola Foi Você”, ”Agito e Uso”, ”Gota de Sangue”, ”A Mais e a Mais Ninguém” e ”Não Há Cabeça”.
Ao longo da carreira, lançou mais de dez álbuns e sua obra ficou consagrada pelo blues e pelo romantismo, com grandes interpretações apaixonadas, além da voz, que é uma das mais marcantes da nossa música.
Últimos anos
Nos últimos anos, além dos problemas de saúde, Ro Ro também enfrentou problemas financeiros, tendo que se afastar dos palcos, chegou a pedir ajuda nas redes sociais. Sua última apresentação foi em maio.
Angela se encontrava internada desde junho no Hospital Silvestre, com uma infecção pulmonar grave, desde então, com a saúde fragilizada, ela teve uma série de complicações e passou até por uma traqueostomia. Segundo o advogado Carlos Eduardo Lyrio, a cantora recentemente teve uma nova infecção e, após um procedimento cirúrgico, Angela sofreu uma parada cardíaca.