Presidente Trump pede para moradores de rua saírem de Washington
Presidente dos Estados Unidos revela planos sobre retirar as pessoas sem-teto e deixar a cidade mais protegida. Foi realizado uma coletiva de imprensa (11)

Donald Trump quer deixar a capital de Washington mais segura e bonita do que nunca e, para começar, ele comunica que está sendo realizada uma medida para realocar as pessoas sem-teto para fora do local, em abrigos localizados. O presidente fez a sua pronúncia na sua plataforma Truth Social: “As pessoas sem-teto devem sair, imediatamente.” Nós lhes daremos abrigo, mas longe da capital”. A proposta sugere um distanciamento do centro urbano, mas não detalha quais seriam as localidades escolhidas para os novos acolhimentos. Ele realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11).
Trump na coletiva nesta segunda-feira (Foto; reprodução/Andrew Caballero-Reynolds/Getty Images Embed)
Repercussão alta
A declaração gerou reações variadas. Para alguns, a ideia de deslocar os sem-teto para fora da capital soa como uma medida emergencial com viés estético, que prioriza a aparência urbana em detrimento de soluções efetivas. Outros veem na sugestão um esforço para ordenar a cidade enquanto alternativas estruturais são articuladas.
Sobre a coletiva
Na coletiva de imprensa, Trump anunciou uma intervenção federal na segurança de Washington, pois, segundo ele, há uma crise envolvida e a taxa de homicídio é maior do que em lugares perigosos ao redor do mundo, sendo uma justificativa para combater a violência e retirar os moradores de rua da cidade. O presidente enviou a Guarda Nacional para realizar esta ação.
Trump mostrando a taxa de homicídio da capital (Foto; reprodução/Andrew Harnik/Getty Images Embed)
Situação de Washington
Washington DC tem enfrentado desafios relacionados à quantidade crescente de pessoas vivendo nas ruas. A falta de moradia é envolta em questões complexas como saúde mental, desigualdade social e escassez de serviços públicos adequados. Soluções duradouras exigem planejamento integrado entre governos locais e organizações da sociedade civil.
A medida criada por Trump ainda possui muitos pontos para esclarecimento, como, por exemplo: O responsável que vai arcar com os custos e transferências das pessoas sem-teto e se vai haver apoios contínuos para esses moradores.