Preta Gil nos EUA: tratamento experimental e encontros com amigos

A artista e empresária faleceu neste domingo (20), em Nova York uma das cidades onde realizava um tratamento inovador para o câncer no intestino

21 jul, 2025
Preta Gil com amigos | Reprodução/Instagram/@pretagil
Preta Gil com amigos | Reprodução/Instagram/@pretagil

A cantora Preta Gil faleceu no último domingo (20), após uma longa batalha contra o câncer de intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. Em meio a tratamentos e cirurgias, a filha de Gilberto Gil chegou a entrar em remissão, mas a doença retornou no final de 2024. Nos últimos meses, ela se mudou para os Estados Unidos para participar de um tratamento experimental, já que não havia mais alternativas disponíveis no Brasil.

A artista anunciou a mudança para os EUA no início deste ano, mas só conseguiu embarcar em maio, após algumas internações e exames realizados previamente no Brasil. Lá, foi atendida por médicos especialistas e fez tratamento em duas clínicas renomadas internacionalmente na pesquisa de tumores: a Virginia Cancer Institute, em Washington, e o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York.

Artista buscou tratamento experimental

Com o esgotamento das opções de tratamento no Brasil, a cantora não desanimou e conversou com médicos sobre os tratamentos experimentais disponíveis nos Estados Unidos. Em fase final de estudo, essas terapias novas trouxeram esperança para Preta Gil nos últimos meses, que se mantinha confiante com o tratamento: “Tenho mil privilégios, eu sei que tenho, isso faz toda a diferença. Então eu não reclamo, não tenho como reclamar: ‘ah, mas você não sofre?’. Sofro, sofro muito”, contou ela em entrevista exclusiva a Maju Coutinho, no Fantástico, antes de embarcar aos EUA.



Cercada por muitos amigos e amor, Preta Gil recebeu várias visitas nos últimos meses enquanto esteve nos EUA. Ivete Sangalo, Claudia Raia, Sabrina Sato e Nicolas Prattes foram alguns dos amigos que estiveram presencialmente ao lado da cantora, enquanto familiares como a irmã Bela Gil e o pai Gilberto Gil também marcaram presença. Na legenda em um carrossel de fotos no Instagram antes do início desse tratamento experimental, Preta compartilhou diversas fotos com familiares e amigos, e escreveu, emocionada: “A vida acontecendo e eu entre Nova York e Washington! […] Vou me fortalecendo fisicamente e espiritualmente, recebendo muito amor. Amo todos vocês […] Vocês me curam”.

Carolina Dieckmmann visitou Preta Gil

Em Washington, a cantora alugou uma casa próxima às clínicas onde realizava o tratamento, em uma área residencial da cidade próxima a diversos estabelecimentos. Com clima leve e afetuoso, ela chegou a mostrar detalhes da casa em seu Instagram Stories, dizendo que era um ótimo lugar para “maratonar” Vale Tudo. Já em Nova York, o imóvel escolhido por Preta foi um apartamento em frente ao Central Park.


Carolina Dieckmmann com Preta Gil, em Nova York (Foto: reprodução/Instagram/@loracarola)

Com compromissos na gravação da novela Vale Tudo, Carolina Dieckmmann conseguiu liberação das filmagens e passou os últimos quatro dias ao lado da melhor amiga. Ela postou stories da janela com vista ao Central Park e compartilhou, na manhã de domingo, uma homenagem emocionante à cantora pelo Dia do Amigo, mencionando que estariam juntas ‘até o além’. Mais tarde, fez outra postagem lamentando sua partida: “Estou sozinha no aeroporto, indo embora sem você“, escreveu.

Segundo informações divulgadas na internet, Preta Gil estava se preparando para voltar ao Brasil após receber a notícia de que o câncer havia se espalhado ainda mais, quando passou mal repentinamente e precisou ser levada ao hospital. Infelizmente, a cantora não resistiu e deixou um legado de resiliência e força ao longo dos seus 50 anos.

Mais notícias