Notícias

Vulcão na Indonésia: moradores fogem enquanto o Monte Semeru expele uma nuvem de cinzas gigante

Moradores de Java, uma das ilhas da Indonésia, relataram que uma forte chuva de cinzas vulcânicas do Monte Semeru escondeu o sol ao ponto de bloquear em dois distritos locais

3 min de leitura
05 Dez 2021 - 12h10 | Atualizado em 05 Dez 2021 - 12h10

O Vulcão Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção neste sábado (4), deixando 41 pessoas feridas e causando a morte de uma, enquanto expelia gigantes nuvens de cinza e fumaça, relataram autoridades. Levando medo e caos a muitos moradores que ficaram apravorados com o ocorido. O Monte Semeru se encontrar entre os quase 130 vulcões ativos do país. Um órgão de monitoramento de atividades vulcânicas divulgou um alerta às companhias aéreas sobre a nuvem de cinzas, que chegou medir 15 mil metros de altura.


 


As cinzas endurecer nas partes mais frias dos motores dos aviões podem impedir o fluxo de ar pela maquinaria, o que atrapalham o desempenho da aeronave. A nuvem de fumaça também prejudicar a visão dos pilotos e piorar a qualidade do ar na cabine. Fazendo que os passageiros utilizem as máscaras de oxigênio. O Vulcão Semeru está ativo pela segunda vez em poucos meses. O Monte se eleva a 3,6 mil metros acima do nível do mar e já ocorreu outras erupções entre o final de 2020 e o início de 2021. O vulcão era bastante ativo e expelia cinzas a uma altura de 4,3 mil metros.

https://lorena.r7.com/post/Facebook-e-Instagram-apresentam-instabilidade-na-Europa 

https://lorena.r7.com/post/Vale-gas-tera-valor-de-R-52-e-o-governo-diz-que-serao-558-milhoes-de-familias-contempladas 

https://lorena.r7.com/post/Balneario-Camboriu-reabre-praia-apos-alargar-faixa-de-areia 


O país está no “Círculo de Fogo” do Pacífico, isso significa disse que está entre as placas tectônicas, por isso as atividades vulcânicas e sísmicas ocorrem com frequência. Trazendo pânico e medo por moradores da ilha. A nuvem de fumaça foi tão intensa que moradores relataram que chegou ao ponto de bloquear o sol em dois distritos locais. O Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) em Darwin, na Austrália, revelou que as cinzas parecem ter saindo do cume estão indo na direção sudoeste.

 

Foto destaque: Vulcão Semeru, encontrado em uma das ilhas da Indonésia, entra em erupção e deixa uma pessoa morta e 41 feridas. Reprodução/Wow Abouts

Deixe um comentário