Há quatro jogos sem vencer e longe do G-4 da Série B, o Vasco vê o acesso para a Série A cada vez mais distante. Com 13 jogos ainda na competição, o clube depende, ainda, apenas de si mesmo, mas para isso terá que ter uma boa sequência de resultados positivos.
Com o empate por 1 a 1 em São Januário diante do Cruzeiro, nos últimos minutos da partida, no último domingo (19), a situação para os dois clubes ficou bastante complicada já que as equipes estacionaram no meio da tabela.
Segundo os cálculos do Departamento de Matemática e Estatística da UFMG, o cruzmaltino tem apenas 3% de chance de voltar à elite do futebol brasileiro em 2022. O clube está em 9° colocado na tabela com 34 pontos, com um jogo a mais que os principais adversários pelo acesso. Ou seja, até o final da rodada a situação da equipe pode piorar, a distância para o quarto colocado (CRB com 41 pontos) pode aumentar caso os alagoanos vençam o Brasil de Pelotas
Nenê no jogo contra o Cruzeiro em São Januário. (Foto: Reprodução/Rafael Ribeiro/Vasco)
Nas outras participações na segunda divisão do campeonato Brasileiro, o Vasco conseguiu o acesso com 76 pontos em 2009 (campeão), em 2014 com 63 pontos (em 3° lugar) e em 2016 com 65 pontos (também em 3° lugar).
O Cruzeiro, último adversário do cruzmaltino, também vem sofrendo nesta Série B. Em décimo terceiro lugar na tabela, com 31 pontos, e com dez pontos de desvantagem do G-4 as chances da Raposa continuar na segunda divisão pelo segundo ano seguido são grandes. Segundo o Departamento de Matemática e Estatística da UFMG, a possibilidade de conquistar o acesso é de 0,85% .
O próximo compromisso do Vasco é na sexta-feira (24), fora de casa contra o Brusque. Já o Cruzeiro, vai enfrentar o CSA em casa, no domingo (26).
(Foto destaque: Vasco x Cruziro pela Série B. Reprodução: André Durão)