Tech

TikTok, após mortes envolvendo crianças e adolescentes fará atualizações para segurança de menores

Casos de morte de menores após gatilhos causados por vídeos e mensagens no TikTok levam empresa a fazer atualizações para impedir cyberbulling e discurso de ódio.

12 Ago 2021 - 21h00 | Atualizado em 12 Ago 2021 - 21h00
TikTok, após mortes envolvendo crianças e adolescentes fará atualizações para segurança de menores Lorena Bueri

O Tiktok, aplicativo que segundo o jornal japonês Nikkei Asia está dentre as redes sociais mais baixadas e a frente até mesmo do Facebook de Mark Zuckerg, irá realizar atualizações a fim de proteger crianças e adolescentes que acessam e plataforma.

A empresa deve restringir as visualizações dos vídeos que forem criados por usuários que tenham de 13 a 15 anos,estes, poderão escolher antes de publicar um vídeo, quem estará permitido a ver o conteúdo. E mais, será bloqueado para essa faixa etária acessar a ferramenta que possibilita realizar uma gravação usando um vídeo anteriormente publicado por outro usuário, o que irá evitar casos de cyberbullying.

Já para adolescentes com idade entre 16 e 17 anos, será desativada a opção de enviar mensagens privadas e haverá a opção de escolherem se desejam que seus filhos sejam assistidos pelos demais usuários.


Crianças e adolescentes terão limitações de segurança ao acessar TikTok (Foto:pixabay/Reprodução)

 


Apple cria softaware a fim de combater imagens de abuso sexual infantil em seus aparelhos

Twitter reconhece algoritmo que priorizava pessoas jovens e de peles claras

Curso gratuito ensinará idosos a utilizarem smartphones

Apesar da classificação indicativa para uso do aplicativo ser a partir dos 12 anos de idade, por meio deste, tragédias já foram cometidas por crianças e adolescentes. Não só no Brasil como foi recentemente o caso do jovem de 16 anos, Lucas Santos, que cometeu suicídio por conta de comentários em um de seus vídeos publicados na rede. Há outros acontecimentos como a morte de Antonella Sicomero em Palermo ,na Itália. Após tentar cumprir um desafio publicado em vídeo no TikTok, com o nome de #blacoutchallange que consiste em provar quem consegue ficar sem respirar por mais tempo, a menina foi encontrada desmaiada com seu telefone celular dentro do banheiro de casa. Levada ao hospital, Antonela entrou em estado de coma e consequentemente, veio a falecer. Após isso,foi proibido pelo país o uso do TikTok durante quase 1 mês.Além da morte de Antonela , a tentativa de cumprir o desafio do vídeo também levou o menino de 12 anos , Joshua Haileyesus que morava em Colorado nos Estados Unidos , ao óbito.

As novas atualizações no aplicativo irão permitir a segurança das crianças e dos adolescentes que são mais vulneráveis aos gatilhos causados pelos vídeos e mensagens de comentários na rede social.

Uma outra mudança, será para promover o equilíbrio no uso da tecnologia. Aos adolescentes menores de 16 anos as notificações serão desativadas a partir das 21h , já para os que tem entre 16 e 17 anos haverão alertas até ás 22h. E não pense que é só desconfigurar as horas do telefone , pois o recurso será ajustado de acordo com a hora do país, ou seja , não é possível burlar o sistema.

(Foto Destaque: pixabay/ Reprodução)

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo