Tech

Curso gratuito ensinará idosos a utilizarem smartphones

Visando a inclusão digital, curso gratuito da USP ensinará pessoas de mais de 60 anos inexperientes ou de pouca experiência a usar aplicativos e redes sociais.

11 Ago 2021 - 14h46 | Atualizado em 11 Ago 2021 - 14h46
Curso gratuito ensinará idosos a utilizarem smartphones Lorena Bueri

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), dará inicio ao Curso a Distancia em Duplas Tutor-Aluno: Práticas em Smartphones e Tablets para a terceira idade. Visando promover a inclusão digital, a iniciativa é direcionada para idosos com pouca ou nenhuma experiência e as aulas deverão ser ministradas com a presença de um tutor, ou seja, algum familiar ou pessoa próxima que possa auxiliar o idoso a entrar nas aulas e permanecer junto a ele durante o aprendizado.

As duplas devem ser formadas por um participante (aluno) com no mínimo 60 anos, e um tutor que já tenha completado a idade minima de 18 anos. Ambos devem possuir um smartphone do mesmo fabricante e com sistema Android versão 8.0 ou superior.


Curso gratuito promove inclusão digital. Reprodução: congerdesign / pixabay


O curso é gratuito e inteiramente remoto e tem como objetivo não só familiarizar os idosos com o uso de smartphones, mas também desenvolver competências e habilidades necessárias para a utilização de aparelhos digitais, facilitando assim a entrada de pessoas idosas nos ambientes digitais.

 As inscrições iniciam no próximo dia 18 e encerram no dia 20 de agosto, e poderão ser feitas através de formulário disponibilizado no site oficial da ICMC.  

Leia mais: Apple cria software a fim de combater imagens de abuso sexual infantil em seus aparelhos

Leia mais: Numero de empresas de tecnologia registra crescimento de 210 em dez anos no Brasil

Leia mais: Apple enfrenta contratempos as vésperas de lançar o Iphone 13

Conteúdo das aulas

No conteúdo a ser ministrado, os alunos selecionados irão aprender desde conceitos mais iniciantes para dispositivos Android (como interação por toque e manuseio de aplicativos básicos como telefone e lista de contatos, mensagens sms, câmera e galeria de fotos). Assim como, desenvolverão habilidades e competências necessárias para o entendimento e domínio de configurações (por exemplo, como aumentar e diminuir a fonte do dispositivo, dentre outros).

Havera também prática de aplicativos de comunicação (Whatsapp, Google Meet, Telegram, etc.) entretenimento (Youtube, Spotify, etc), serviços e redes sociais (iFood, Instagram, Facebook, etc.) entre outros conteúdos a serem incluídos.

 

(Foto reprodução em destaque: Andrea Piacquadio / Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo