Notícias

Telescópios capturam imagens de colisão entre espaçonave e asteroide

Os telescópios Hubble e James Webb capturaram imagens de uma colisão intencional entre a nave espacial Dart e o asteroide Dimorphos, as imagens serão utilizadas para estudar mais sobre a superfície do asteroide

29 Set 2022 - 21h52 | Atualizado em 29 Set 2022 - 21h52
Telescópios capturam imagens de colisão entre espaçonave e asteroide  Lorena Bueri

Imagens divulgadas nesta quinta-feira (29), capturadas pelos telescópios Hubble e James Webb, flagraram o momento da colisão entre a nave espacial Double Asteroid Redirection Test (Dart) e o asteroide Dimorphos, o embate entre eles aconteceram na última segunda-feira (26). Os dois telescópios são considerados os mais poderosos do espaço, a colisão entre a nave e o asteroide foi intencional. 

Os asteroides Dimorphos e Didymos – o maior asteroide na orbita - não representam nenhuma ameaça para a Terra, o sistema de asteroides duplos era um alvo para a nave Dart tentar modificar o movimento de um desses objetos. Os observatórios testemunharam o primeiro teste de tecnologia de deflexão (que é a alteração ou desvio da posição natural de alguém ou algo para um dos lados, segundo a definição do dicionário Oxford) de asteroides da humanidade.

As imagens coletadas por Hubble e Webb poderão ser utilizadas para se aprender mais sobre a superfície do asteroide Dimorphos, que nunca tinha sido vista até que as imagens com detalhes capturadas voltassem da Dart na segunda-feira. As imagens podem também esclarecer quanto material foi concedido da superfície do asteroide na ocasião do impacto e a rapidez que foi desprendido.


Telescópio James Webb lançado no dia 25 de dezembro de 2021. Foto Reprodução: NASA


Os dois telescópios viram o universo em comprimentos distintos de onda de luz, o que pode revelar se a nuvem de material estava cheia de poeira ou se tinha fragmentos maiores de rocha. As observações feitas por eles serão usadas por cientistas junto com telescópios terrestres para definir se o Dart mudou o movimento do asteroide com sucesso. 


Telescópio Hubble lançado no dia 24 de abril de 1990. Foto Reprodução: InfoEscola


Hubble observou Dimorphos com sua Wide Field Camera 3 antes da colisão e 15 minutos depois para ver o acontecimento se desenrolar na luz visível, ele capturou 45 imagens, já o Webb não foi projetado para rastrear asteroides rápidos, mas a equipe que observava conseguiu achar Dimorphos e coletar 10 imagens do asteroide.  

O Hubble continuará observando o Dimorphos pelas próximas três semanas, em 2024, a missão Hera da Agência Espacial Europeia será lançada com o objetivo de estudar o sistema de asteroides duplos com mais detalhes. 

Foto Destaque: Telescópios James Webb e Hubble coletam imagens de colisão intencional entre nave e asteroide. Reprodução: GZH.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo