Esportes

Tandara, do vôlei feminino, está fora das Olimpíadas por suspeita de doping

Tandara, oposta da seleção brasileira de vôlei, está fora da fase final das Olimpíadas de Tóquio 2020 por suspeita de "potencial violação da regra antidopagem." Exame de doping foi feito dia 7 de julho, quando ainda estavam no Brasil.

3 min de leitura
06 Ago 2021 - 09h12 | Atualizado em 06 Ago 2021 - 09h12

A seleção brasileira de vôlei feminino sofreu grande baque horas antes da semifinal contra a Coréia do Sul. O Brasil terá um um grande desfalque para a fase final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na noite desta quinta-feira (5) (manhã de sexta na capital do Japão), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou a suspensão provisória da oposta Tandara. Segundo o comunicado, a atleta cometeu "potencial violação da regra antidopagem" em exame realizado dia 7 de julho, quando a seleção ainda estava no centro de treinamento da CBV em Saquarema.

 


Tandara em ação nas Olimpíadas de Tóquio - Valentyn Ogirenko/Reuters

Tandara em ação nas Olimpíadas de Tóquio (Foto: Reprodução/Valentyn Ogirenko/Reuters)


https://lorena.r7.com/post/Bomba-Lionel-Messi-nao-e-mais-jogador-do-Barcelona

 

https://lorena.r7.com/post/Medalhista-de-prata-desafiou-proibicao-do-Comite-Olimpico-Internacional

 

https://lorena.r7.com/post/Brasil-garante-19-medalhas-e-iguala-feito-historico-em-Olimpiadas


Tandara volta para o Brasil ainda nesta sexta-feira (7). Logo mais, às 9h, a seleção brasileira enfrenta a Coreia do Sul valendo uma vaga na final das Olimpíadas de Tóquio 2020. Quem vencer o confronto pegará Estados Unidos, que venceu o Japão na madrugada de quinta para sexta.

 

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) não comunicou qual teria sido o tipo de violação cometido pela atleta e nem se foi encontrada alguma substância proibida no exame da jogadora. A entidade apenas disse que recebeu uma notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) na última madrugada.

 

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), por sua vez, lamentou o fato, confirmando também ter recebido a notificação da ABCD a respeito de uma potencial violação do exame antidoping de Tandara. A entidade disse ainda que "aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial".

 

A seleção brasileira não corre riscos de sofrer punições por conta da suspensão de Tandara. A regra diz que em esportes coletivos, o país somente será  punido no caso de três atletas ou mais forem flagradas no exame antidoping. Como o exame de Tandara foi feito em período fora de competições, não existe a possibilidade de punição à seleção.

 


Tandara foi suspensa por potencial violação de regra antidopagem - Wander Roberto/COB/Divulgação

Tandara foi suspensa por potencial violação de regra antidopagem (Foto: Reprodução/Wander Roberto/COB/Divulgação)



Vale lembrar que o exame de Tandara foi feito no dia 7 de julho, quando a jogadora estava concentrada com o restante da seleção no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema. Ou seja, fora do período de confirmação oficial. Toda as outras atletas se apresentaram dois dias antes e foram testadas.

 

Confira na íntegra nota oficial do COB:

 

"O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.


A equipe feminina de voleibol disputa a partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coréia do Sul esta noite, 8/8, às 21h (Japão)."

 

Confira na íntegra nota oficial da CBV:

 

"A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu, na noite desta quinta-feira (05.08), no horário do Brasil, notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela oposta Tandara, da seleção brasileira feminina.



A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento, e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial.

 

A seleção feminina entrará em quadra nesta sexta-feira (06.08), às 9h (Horário de Brasília), para a disputa da semifinal contra a Coreia do Sul. No Japão, o grupo já vive o dia da partida decisiva."

 

 

 

(Foto destaque: Tandara, do vôlei feminino, está fora das Olimpíadas por suspeita de doping. Reprodução/FIVB)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo