Na noite de quarta-feira (22), a chuva forte provocou alagamentos em vários bairros do Rio de Janeiro. A prefeitura do Rio decretou níveis de alerta, às 2h50, com o estágio de atenção, e às 9h, com estágio de mobilização. Hoje, a previsão é de temporal a qualquer momento e o Centro de Operações Rio recomenda que os morades não saiam de casa sem necessidade.
Durante a madrugada, a Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, foi fechada após o volume pluviométrico atingir 39,2mm/h em uma hora e liberada, somente, às 5h. Outro ponto bloqueado foi a Autoestrada Lagoa-Barra, no sentido Gávea, devido a um bolsão d´água. Na comunidade do Vidigal quatro sirenes foram acionadas emitindo sinal de alerta.
Segundo o Alerta Rio, sistema de alerta de chuvas intensas, quatro localidades tiveram mais chuva nas últimas 24 horas, sendo elas: Vidigal (58 mm), Jardim Botânico (77 mm), Rocinha (57 mm) e Urca (57 mm).
Chuva forte provoca alagamentos e bolsões d´água em vários bairros do Rio de Janeiro. (Foto:Reprodução/TV Globo)
Na Zona Oeste da cidade, na região da Muzema, veículos enguiçaram no meio da água e no Rio das Pedras, os moradores para saírem de casa precisam pisar em suportes para evitar os pontos de alagamento. A chuva também impediu aqueles que passavam pela Rodovia Washington Luís, na Baixada Fluminense.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os pontos com mais registros de chuvas foram Belford Roxo (74 mm), Areal (53 mm), Duque de Caxias (57 mm), Mesquita (53 mm) e Petrópolis (53 mm).
https://lorena.r7.com/post/Rio-de-janeiro-e-liberado-para-o-carnaval-2022-diante-do-cenario-atual
A previsão de chuva continua nesta quinta-feira, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo oceano, e o tempo continuará instável no Estado do Rio. O AlertaRio aponta para o predomínio de céu nublado e as temperaturas estão em declínio, com mínima de 21°C e máxima de 28°C.
Foto destaque: Alagamento. Reprodução/ Celso Pupo/ Fotoarena/ Estadão Conteúdo