Notícias

Reino Unido convoca reunião do G7 pra falar sobre Ômicron, mas OMS pede que as fronteiras não sejam fechadas

Reino Unido convoca reunião entre ministros da Saúde que integram o G7 pra debater medidas de restrições contra a nova variante da Covid-19. Apesar da Ômicron já ser registrada em diversos lugares, OMS apela para que os países não fechem fronteira

29 Nov 2021 - 09h30 | Atualizado em 29 Nov 2021 - 09h30
Reino Unido convoca reunião do G7 pra falar sobre Ômicron, mas OMS pede que as fronteiras não sejam fechadas Lorena Bueri

Ontem (28), o governo britânico convocou uma reunião de emergência no G7, pra falar sobre Omicron, o nome da nova variante do Coronavírus. Organização Mundial da Saúde pede que fronteiras permaneçam abertas. O Reino Unido marcou a renuião para hoje (29) entre os ministros da saúde dos países que integram o G7, pra debater sobre medidas de combate a nova variante do coronavirus que tem origem no Sul da África. 

"Sob a presidência britânica, foi convocada uma reunião urgente entre ministros da Saúde do G7, nessa segunda-feira, 29 de novembro, para abordar a evolução da ômicron”, disse o comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde e Atenção Social do Reino Unido, liderado por Sajid Javid.

O G7 é formado pelos países Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Alemanha e Japão, além da União Europeia. 

A variante foi detectada na última quinta-feira, na África do Sul, e diversos países anunciaram restrições de viagens que tem o Sul da África como destino. No entanto, de acordo com uma especialista sul-africada que tratou de infectados com a nova cepa, disse só ter observado até agora sintomas leves em casos da nova variante do Coronavírus. 


Voos cancelados em aeroporto na África do Sul, após diversos países proibirem voos para lá.(Foto: Reprodução/Phill Magakoe/ AFP)


O Reino Unido registrou a detecção de 3 casos de infecção pela Ômicron, todos ligados a viagens feitas ao Sul da África. Alemanha confirmou 3 casos, 2 na Baviera e 1 em Hessen, a Itália tem 1 infecção por Ómicron, enquanto a Dinamarca detectou 2 casos e a Holanda confirmou 13 casos da nova variante entre 61 passageiros vindos da África do Sul que testaram positivo para Covid-19. Bélgica e República Tcheca também confirmaram 1 caso. Hong Kong, Botsuana, Austrália, Israel e Canadá também relataram casos.

https://lorena.r7.com/post/Variante-Omicron-e-detectada-em-mais-de-10-paises

https://lorena.r7.com/post/Eficacia-da-vacina-Pfizer-e-testada-contra-a-nova-variante-sul-africana

https://lorena.r7.com/post/Medidas-racionais-serao-tomadas-contra-a-variante-sul-africana-e-a-entrada-de-estrangeiros-no-pais


Para frear o avanço da nova cepa do Coronavírus, o governo britânico já anunciou uma série de medidas, como o retorno da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados, testes PCR para todas as pessoas que chegam do exterior, até mesmo as já vacinadas, e a aceleração do oferecimento da dose de reforço. 

Dez países foram colocados na lista vermelha de risco de contágio eleaborada pelo Reino Unido. São eles a África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Botsuana, Lesoto, Suazilândia, Angola, Malaiu, Zâmbia e Moçambique. 

Apesar do medo, a OMS pede que as fronteiras não sejam fechadas. "A OMS está ao lado dos países africanos e pede para que as fronteiras continuem abertas”, afirmou a agência da ONU em comunicado, pedindino aos países para que adotem “uma abordagem científica” baseada na “avaliação dos riscos”. De acordo com a OMS, é crucial que os países que são transparentes com os seus dados sejam apoiados”, já que este “é o único meio” de assegurar que “dados importantes” são recebidos “em tempo oportuno”.

 

Foto Destaque: Ampola em frente à bandeira da África do Sul. Reprodução/Dado Ruvic/REUTERS

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo