Notícias

Quem é o presidente da Ucrânia, que foi de comediante para líder de um país em meio à guerra

Volodymyr Zelensky, antes de se tornar o presidente da Ucrânia e comandar o país em meio a guerra contra a Rússia, era um famoso comediante do país, com participação em filmes e séries.

3 min de leitura
28 Fev 2022 - 13h13 | Atualizado em 28 Fev 2022 - 13h13

Na crise entre a Rússia e a Ucrânia, que envolve também os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), os presidentes das duas potências, o americano Joe Biden e o russo Vladmir Putin, são destaque ao lado de outro nome, o líder político da Ucrânia: Volodymyr Zelensky.

Apesar de estar envolvido em uma situação de guerra, Zelensky não é veterano na política. Pelo contrário, o presidente lida com sua primeira atuação na área e antes era um famoso comediante.

Nascido em 1978 em Kryvyi Rih, no sudoeste da Ucrânia, Volodymyr é filho de pais judeus e formado em Direito pela Universidade Estadual Econômica de Kiev, porém, nunca exerceu nenhuma atividade jurídica e se encontrou nas artes.

Aos 17 anos, Zelensky já atuava como comediante e fazia parte da Klub Vesyólykh i Nakhódchivykh (KVN) - algo como "Clube das Pessoas Divertidas e Inventivas. Seu clube venceu uma competição de humor e desde aquele momento, Volodymyr se destacou na comédia.

Entre 2008 e 2015, ele participou de diversos filmes como Love in the Big City (2008), Our Time (2011) e 8 First Dates (2012 e 2015). O auge da sua carreira artística foi em 2015 quando se tornou o protagonista na série de televisão O Servo do Povo, em que interpretava um professor do ensino médio que após viralizar com um vídeo no qual discursa contra a corrupção do governo, se torna o presidente da Ucrânia. A série foi um sucesso, tornando-se o programa de maior audiência no país.


A série de televisão 'O Servo do Povo', protagonizada por Zelensky (Foto: Divulgação/QG)


Porém, em 2018, assim como seu personagem em O Servo do Povo, Zelensky anunciou que iria concorrer ao cargo de presidente da Ucrânia, com um partido que tinha o mesmo nome da série. Com um discurso contrário a “velha política” e contra a corrupção, movimento crescente entre 2016 e 2018, Zelensky, indo contra todas as expectativas, venceu com 73% dos votos contra Poroshenko, no segundo turno.

Apesar da desconfiança inicial, principalmente por sua inexperiência na política, Volodymyr, agora, lida com um país em meio a um conflito e tem sido visto como uma força capaz de unir e resistir contra as invasões russas.

Foto Destaque: Volodymyr Zelensky em discurso no dia 28 de fevereiro, em Kiev, na Ucrânia. Reprodução/ Divulgação/Anadolu Agency via Getty Images

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo