Notícias

Quem é o presidente da Ucrânia, que foi de comediante para líder de um país em meio à guerra

Volodymyr Zelensky, antes de se tornar o presidente da Ucrânia e comandar o país em meio a guerra contra a Rússia, era um famoso comediante do país, com participação em filmes e séries.

28 Fev 2022 - 13h13 | Atualizado em 28 Fev 2022 - 13h13
Quem é o presidente da Ucrânia, que foi de comediante para líder de um país em meio à guerra Lorena Bueri

Na crise entre a Rússia e a Ucrânia, que envolve também os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), os presidentes das duas potências, o americano Joe Biden e o russo Vladmir Putin, são destaque ao lado de outro nome, o líder político da Ucrânia: Volodymyr Zelensky.

Apesar de estar envolvido em uma situação de guerra, Zelensky não é veterano na política. Pelo contrário, o presidente lida com sua primeira atuação na área e antes era um famoso comediante.

Nascido em 1978 em Kryvyi Rih, no sudoeste da Ucrânia, Volodymyr é filho de pais judeus e formado em Direito pela Universidade Estadual Econômica de Kiev, porém, nunca exerceu nenhuma atividade jurídica e se encontrou nas artes.

Aos 17 anos, Zelensky já atuava como comediante e fazia parte da Klub Vesyólykh i Nakhódchivykh (KVN) - algo como "Clube das Pessoas Divertidas e Inventivas. Seu clube venceu uma competição de humor e desde aquele momento, Volodymyr se destacou na comédia.

Entre 2008 e 2015, ele participou de diversos filmes como Love in the Big City (2008), Our Time (2011) e 8 First Dates (2012 e 2015). O auge da sua carreira artística foi em 2015 quando se tornou o protagonista na série de televisão O Servo do Povo, em que interpretava um professor do ensino médio que após viralizar com um vídeo no qual discursa contra a corrupção do governo, se torna o presidente da Ucrânia. A série foi um sucesso, tornando-se o programa de maior audiência no país.


A série de televisão 'O Servo do Povo', protagonizada por Zelensky (Foto: Divulgação/QG)


Porém, em 2018, assim como seu personagem em O Servo do Povo, Zelensky anunciou que iria concorrer ao cargo de presidente da Ucrânia, com um partido que tinha o mesmo nome da série. Com um discurso contrário a “velha política” e contra a corrupção, movimento crescente entre 2016 e 2018, Zelensky, indo contra todas as expectativas, venceu com 73% dos votos contra Poroshenko, no segundo turno.

Apesar da desconfiança inicial, principalmente por sua inexperiência na política, Volodymyr, agora, lida com um país em meio a um conflito e tem sido visto como uma força capaz de unir e resistir contra as invasões russas.

Foto Destaque: Volodymyr Zelensky em discurso no dia 28 de fevereiro, em Kiev, na Ucrânia. Reprodução/ Divulgação/Anadolu Agency via Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo