Esportes

Quem é Ralf Rangnick, o visionário novo técnico do Manchester United

Manchester United tem dificuldades para chegar ao gol, porém apresenta melhora tática e consegue vencer o Crystal Palace. Partida marcou a estreia de Ralf Rangnick no comando da equipe.

3 min de leitura
06 Dez 2021 - 09h00 | Atualizado em 06 Dez 2021 - 09h00

Manchester United e Crystal Palace se enfrentaram neste domingo (05), pela 15ª rodada da Premier League. Os Red Devils demonstraram dificuldades para chegar ao gol, porém apresentaram uma nítida melhora tática sob o comando do novo técnico alemão Ralf Rangnick. Após o domínio de todo o primeiro tempo em Old Trafford, apostando na marcação alta, principal característica dos times de Ralf, o United viu o Crystal Palace sair para o jogo e incomodar mais na segunda etapa. Porém, aos 77 minutos, o brasileiro Fred marcou um golaço que garantiu a vitória por 1 a 0 para o Manchester United.

 

https://lorena.r7.com/post/DEU-GALO-O-Atletico-MG-vence-o-Bragantino-e-levanta-a-taca-diante-da-sua-torcida

https://lorena.r7.com/post/Gremio-empata-com-Corinthians-e-pode-ser-rebaixado-nesta-segunda

https://lorena.r7.com/post/Jogador-do-Flamengo-Ramon-atropela-ciclista-que-morre-a-caminho-do-hospital


Cristiano Ronaldo não jogou mal, porém não foi também um dos principais destaques da partida. O português recebeu elogios do novo técnico nos últimos dias e sabe que o time jogará em volta dele em busca de bons resultados: "É sempre necessário adaptar o estilo de jogo aos jogadores disponíveis e não o contrário", disse Ralf Rangnick ao ser questionado sobre Cristiano Ronaldo em entrevista após sua chegada ao clube de Manchester. Mas afinal, quem é o novo técnico alemão escolhido para comandar os Red Devils?


Melhores momentos da partida entre Manchester United e Crystal Palace. (Reprodução: Youtube)


O início da carreira

Atualmente, o alemão de 63 anos traz consigo uma bagagem de muita experiência, mesmo sem antes ter treinado uma equipe gigante como o Manchester United. Porém, foi necessário que o técnico demonstrasse motivos para ser tão reconhecido dentro do futebol moderno. Ralf teve seu primeiro trabalho de destaque no SSV Ulm, na época na terceira divisão alemã. Já demonstrando seu admirável estilo de jogo, inspirado no lendário Arrigo Sacchi, Rangnick conseguiu o feito de levar o pequeno SSV Ulm pela primeira vez à elite do futebol alemão em 1999, classificando a equipe para a Bundesliga. Nesse elenco, o téncico alemão contava com o jovem Tuchel, que viria futuramente se tornar treinador e discípulo de Ralf. Hoje Tuchel está a frente do Chelsea, atual campeão da UEFA Champions League.

Destaque no futebol alemão

Após a histórica passagem pelo SSV Ulm, Ralf viria a treinar tradicionais times alemães: Stutgart, Hannover e Schalke 04, trabalhos em que dividiu opiniões e teve seus altos e baixos, até chegar no Hoffeheim, aonde novamente obteve grande sucesso levando o clube de volta a primeira divisão e à um histórico sétimo lugar na Bundesliga . Desde sempre implementando a sua moderna tática ao futebol alemão, Rangnick moldava seus jogadores a marcarem por zona e a pressionarem sempre que perdessem a bola, afim de logo recupera-la. Esse estilo de jogo segue com o treinador até hoje e já foi aplicado em sua primeira partida como técnico do Manchester United. 

Grupo Red Bull: a consagração de Ralf

Após retornar ao Schalke 04 e conquistar a Copa da Alemanha, o seu primeiro grande troféu, Rangnick foi chamado para ser diretor de futebol da rede de clubes do ambicioso projeto Red Bull, ao mesmo tempo que começaria como técnico do RB Leipzig, principal aposta do grupo. Como treinador do clube alemão, em 2015/16 conquistou o acesso à Bundesliga. Ainda na beira do campo, em 2018/19, levou o Leipzig ao terceiro lugar no campeonato, confirmando a classificação para a Champions League.

A essa altura, Ralf já havia revolucionado o futebol, inspirando grandes técnicos a também buscar um futebol de pressão na marcação. Alguns exemplos de técnicos que jogam de tal maneira são Pep Guardiola e Klopp, que enfrentarão o Manchester United de Rangnick nesta temporada.

A chegada em Manchester

Após a fracassada passagem de Solskjaer, o Manchester United precisava de uma revolução para não ver o time recheado de bons jogadores e estrelas como Cristiano Ronaldo ruir. Para isso, convidaram Ralf Rangnick para treinar de forma interina a equipe por um ano, visando recuperar a campanha a tempo e se manter competitivo na Uefa Champions League. Após isso, o alemão irá assumir o papel de consultor técnino.

Manchester United e Ralf Rangnick voltam a campo no próximo dia 08, marcando a estreia do novo técnico pela Uefa Champions League, o adversário será o Young Boys da Suiça.

Foto destaque: Ralf Rangnick (Reprodução/ge.globo.com)

Deixe um comentário