No último domingo (11/10), um avião modelo L-410, caiu na cidade de Menzelinsk, na Rússia às 9h23 (3h23 no horário de Brasília). O avião estava com 22 pessoas a bordo no momento da queda, segundo o serviços de emergência e da agência de notícias RIA, 16 pessoas foram encontradas mortas e 6 ficaram feridas.
Os feridos foram internados em um hospital local e estão em estado grave, de acordo com o Ministro de Saúde Russo. A princípio, havia sido noticiado que o acidente tinha deixado 19 vítimas, mas a informação foi retificada logo após.
Após a quedado avião, socorristas trabalham no local. (Foto: Ministério de Emergências da Rússia/Via Reuters)
De acordo com o Ministério de Emergências, 20 paraquedistas estavam a bordo, bem como 2 tripulantes que comandavam o voo. Autoridades locais informaram que 20 minutos após a decolagem, a tripulação constatou uma falha no motor. Imagens transmitidas pelo ministério russo revelam que o aparelho foi partido em dois, com o impacto da queda.
"Quando estavam a 70 metros de altitude, os pilotos relataram que um motor da esquerda havia parado de funcionar e pediram um pouso de emergência", disse o instrutor do clube aeroespacial local, Oleg Chiporov ao canal público Rossia 24.
https://lorena.r7.com/post/Distribuicao-gratuita-de-absorventes-e-vetada-por-Bolsonaro
https://lorena.r7.com/post/Medicos-da-Prevent-Senior-relatam-inseguranca-apos-denuncia-ser-divulgada
Segundo a agência de notícias Interfax, a aeronave pertencia a um clube local da DOSAAF, uma organização paramilitar e sociedade voluntária que presta assistência ao Exército, Aviação e Marinha.
Apesar da aviação russa ter aprimorado a segurança nos últimos anos, acidentes têm sido recorrentes, principalmente em regiões remotas envolvendo aviões envelhecidos. No final do mês de setembro, uma aeronave de transporte Antonov An-26, caiu no extremo oriente da Rússia deixando seis vítimas. Outro acidente recente, ocorreu em julho com um turboélice bimotor Antonov An-26, deixando vinte e oito mortos na península de Kamchatka, no extremo leste do país.
O comitê de investigação russo informou que uma investigação foi aberta para investigar sobre a violação de regras de segurança e operação de transporte aéreo no local.
Foto destaque: Ministério das Emergências da Rússia/via Reuters