Notícias

Distribuição gratuita de absorventes é vetada por Bolsonaro

Proposta aprovada pelo Congresso e pelo Senado que previa distribuição de absorventes higiênicos é vetada por Bolsonaro. O presidente justifica o veto pela falta de fonte de custeio.

07 Out 2021 - 22h30 | Atualizado em 07 Out 2021 - 22h30
Distribuição gratuita de absorventes é vetada por Bolsonaro Lorena Bueri

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sancionou a lei que estabelece o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A proposta que sugeria o fornecimento gratuito de absorvente menstrual foi vetada hoje (07/10), pelo presidente e publicada no Diário Oficial da União. O projeto era um dos principais, originário na câmara dos deputados, ele já havia sido aprovado pelo senado.

Bolsonaro afirma que consultou o Ministério da Economia e da Educação, e em justificativa ao veto, declarou: "a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que não há compatibilidade com a autonomia das redes e estabelecimentos de ensino". O presidente informou ainda, que a proposta elaborada pelo congresso, não previu fonte de custeio para tais medidas.


Mulher segura um absorvente menstrual. (Foto: Alice Sousa/G1)


Apesar de ter sancionado o projeto, o presidente vetou o artigo 1º que previa a distribuição gratuita dos absorventes e o artigo 3º que determinava a lista de beneficiarias:

·       Estudantes de baixa renda matriculadas em escolas públicas;

·       Mulheres em situação de rua ou vulnerabilidade social extrema;

·       Apreendidas e presidiárias em unidades de sistema penal e internadas; em unidades para cumprimento de medida socioeducativa.

Além dos artigos, Bolsonaro vetou também a medida que garantia absorventes nas cestas básicas distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. As decisões presidenciais podem ser mantidas ou derrubadas pelo Congresso Nacional, no período de 30 dias após a publicação no Diário Oficial.

https://lorena.r7.com/post/Medicos-da-Prevent-Senior-relatam-inseguranca-apos-denuncia-ser-divulgada

https://lorena.r7.com/post/Os-Sete-Maridos-de-Evelyn-Hugo-volta-ao-topo-dos-livros-mais-vendidos-no-Brasil

https://lorena.r7.com/post/Taxa-de-desemprego-e-reduzida-em-1-no-Brasil

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) fizeram este ano o relatório ''Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos'', o qual destaca que mais de 4 milhões de jovens não têm itens básicos de higiene nas escolas quando estão menstruadas e 713 mil vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em sua residência.

A bancada feminina do Congresso Nacional já se prepara para derrubar os vetos adotados sobre o projeto de lei de combate à pobreza menstrual.

A deputada Tabata Amara (PDT-SP), uma das coautoras do projeto, se manifestou sobre conduta do governo “falta de humanidade, de visão social, de empatia”. “Já estamos articulando para derrubar o veto, pressionando todos os parlamentares. Vamos juntos derrubar esse absurdo”, afirmou a deputada.

 

Foto destaque: Evaristo SA / AFP

VEJA TAMBÉM

Governo suspende publicidade no X após investir milhões Lorena Bueri

Governo suspende publicidade no X após investir milhões

Esta decisão foi tomada após conflito entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes no antigo Twitter; o governo já havia investido mais de R$ 5,4 milhões
Mortes causadas por suposta overdose de K9 são investigadas em MG Lorena Bueri

Mortes causadas por suposta overdose de K9 são investigadas em MG

Mortes recentes de detentos nos presídios de Minas Gerais estão sob investigação. Principal causa suspeita em ambos os casos são: overdose por K9.
Tensão entre Irã e Israel cresce após governo iraniano prometer revidar ataque à embaixada do país na Síria  Lorena Bueri

Tensão entre Irã e Israel cresce após governo iraniano prometer revidar ataque à embaixada do país na Síria

Ataque de forças israelenses matou membros da Guarda Revolucionária iraniana e retaliação pode ocorrer ainda neste final de semana
Teaser de novo filme de Yorgos Lanthimos e Emma Stone surpreende público Lorena Bueri

Teaser de novo filme de Yorgos Lanthimos e Emma Stone surpreende público

Teaser de 'Tipos de Gentileza' cria expectativa com retorno de Emma Stone, o filme de Yorgos Lanthimos promete narrativa intrigante e elenco estelar
SPFW 57: Catarina Mina entrega emocionante desfile de estreia, em homenagem às artesãs cearenses Lorena Bueri

SPFW 57: Catarina Mina entrega emocionante desfile de estreia, em homenagem às artesãs cearenses

Destacando a autenticidade do Nordeste brasileiro, foram apresentados na passarela 40 looks feitos à mão, com técnicas artesanais: filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de croá, bordado, e o crochê
Sabores da África a inspiração de Weider Silveiro na moda urbana Lorena Bueri

Sabores da África a inspiração de Weider Silveiro na moda urbana

Weider Silveiro funde influências africanas com seu estilo urbano nesta temporada, criando uma coleção diversificada que inclui desde vestidos esvoaçantes até calças amplas e bustiês curtos.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo