Com o verão chegando, período mais quente do ano, muitas pessoas começam a colocar em prática planos de emagrecimento rigorosos e restritos que podem ser prejudiciais para a saúde. Dessa forma, é preciso ter muito cuidado com as metas estabelecidas, uma vez que nem todos os métodos para emagrecer são válidos.
A prática de atividades físicas e uma reeducação alimentar sempre são bem vindas e benéficas para se ter uma boa saúde. Porém, muitas pessoas, inspiradas pela proximidade do verão, cometem o erro de tentar compensar meses de má-alimentação e sedentarismo através de dietas extremamente restritas e atividades físicas pesadas.
Isso acontece, principalmente, porque existe uma busca por resultados rápidos que podem resultar em sérias lesões e distúrbios alimentares. Dessa forma, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas, como, por exemplo, o "milagre do corpo perfeito".
Foto:Mulher com muitas comidas na frente. (reprodução/ pixabay)
Efeito rebote
O efeito rebote acontece quando, por exemplo, uma pessoa inicia uma dieta altamente restrita, que proíbe uma série de alimentos. Com o passar do tempo, o indivíduo tende a desenvolver uma compulsão alimentar, que o leva de volta para a sua antiga forma e, em muitos casos, faz com que ele ganhe ainda mais peso. Além desses dois problemas, esse efeito pode desencadear, também, desânimo e uma queda na imunidade.
Para aqueles que buscam uma melhora na saúde e no bem-estar, o melhor caminho sempre será através da orientação de profissionais qualificados. Para se ter uma alimentação balanceada, o acompanhamento de um nutricionista é indispensável.
Entenda notícia falsa que liga a vacina contra a covid-19 e o HIV
Retirada de implantes nos seios aumenta diante de doença autoimune
Covid-19: EUA aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos
Além disso, a prática de atividades físicas com a presença de um profissional é extremamente valiosa e necessária. Com uma boa variedade de atividades possíveis, é sempre bom buscar fazer exercícios que encaixem bem no dia a dia e que sejam prazerosos de fazer.
Foto destaque: Projeto verão: como a prática pode prejudicar sua saúde. ( Reprodução/ pexels)