Bem Estar

Problemas emocionais possuem fortes influências negativas na saúde financeira

Entenda como a saúde financeira é afetada pelos problemas mentais, emocionais. A falta de cuidado pode levar à dívidas enormes, criando uma bola de neve extremamente prejudicial.

3 min de leitura
26 Ago 2021 - 15h13 | Atulizado em 26 Ago 2021 - 15h13

No Brasil, existe uma crescente no percentual de famílias que alegaram estar endividadas. O número chegou a 71,4%, considerado, pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, o maior índice registrado desde 2010. A realidade é que as questões financeiras são diretamente afetadas pela falta de saúde mental e emocional, desse modo, uma influencia a outra, seja de forma negativa ou positiva.

 Existem muitas pessoas que vivem “no vermelho”, seja pela falta de educação financeira ou por problemas emocionais, as pessoas simplesmente não conseguem gerenciar o próprio dinheiro e, por consequência, se afogam cada vez mais em dívidas. Existem estudos que comprovam a influencia de problemas de saúde mental como a ansiedade, depressão no endividamento das pessoas.


Problemas emocionais possuem fortes influências negativas na saúde financeira (Foto: Reprodução/Pexels)


 Um exemplo bem claro é a compulsão, considerada uma atividade excessiva e repetitiva com o objetivo de evitar ou diminuir o conforto, a ansiedade ou a preocupação. Geralmente, a pessoa que sofre com isso não consegue se controlar e começam a comprar coisas de maneira descontrolada, criando uma necessidade de gastar seu dinheiro. Muitas vezes, a compulsão é atrelada roupas, alimentos prejudiciais à saúde.

 Porém, os gastos excessivos também podem acontecer com pessoas que se sentem muito alegres, que sentem tão bem que começam a gastar dinheiro descontroladamente. Esse é o caso, na maioria das vezes, de seres que sofrem de mania, caracterizada por um estado de agitação, mania de grandeza, menor necessidade de sono, intensa euforia, entre outros. Essa aceleração do pensamento, pode levar à sérios problemas financeiros.

Pfizer e BioNTech firmam acordo com Eurofarma para produção de vacinas contra a covid-19 no Brasil

Startup desenvolve no tomate que permite tratamento do colesterol ruim

Japão suspende 1,63 milhão de doses da vacina Moderna após contaminação

 Outra forma de criar dívidas homéricas são os jogos de azar ou o pôquer. Classificado pelo jogo patológico ou, popularmente conhecido como, vício em jogar, que se acontece com pessoas que insistem em continuar jogando mesmo em condições desfavoráveis, com a crença de que irá “virar o jogo”. Esses jogos acontecem, em sua maioria, através do computador e tende a criar uma bola de neve extremamente negativa.  

 

 

Foto destaque: Problemas emocionais possuem fortes influências negativas na saúde financeira. Reprodução/Pexels.

Deixe um comentário