Tech

Possivel volta do Orkut

A nostalgia tomou conta da galera nesta última semana de abril, após a reativação de uma rede social o antigo Orkut: "Estou construindo algo novo", entrega fundador do Orkut.

01 Mai 2022 - 18h00 | Atualizado em 01 Mai 2022 - 18h00
Possivel volta do Orkut Lorena Bueri

Uma declaração do fundador da extinta rede social Orkut, o engenheiro turco Google Büyükkökten, foi descoberta na quinta-feira e causou um alvoroço nas redes sociais. Os utilizadores da Internet começaram a especular sobre o seu possível renascimento.

Embora o anúncio - publicado no orkut.com - não esclareça qual seria o novo projeto da empresa, está implícito que voltaria a ser uma rede social que procura ligar toda a gente. "Acredito no poder de ligação para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco melhor. Foi por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. Foi por isso que trouxe o orkut.com a tantos de vós em todo o mundo. E é por isso que estou a construir algo novo. Até breve", diz ele no final da declaração.


Jogos famosos do orkut (Foto: Reprodução/bluebus)


Após o anúncio, vários utilizadores no Twitter expressaram o seu entusiasmo acerca do possível regresso da antiga plataforma de interação digital. Alguns disseram que gostariam de reativar os seus perfis no Orkut para recuperar fotografias antigas que tinham carregado para as suas contas pessoais.

No entanto, no início da carta, o proprietário diz que o orkut.com começou há 17 anos quando era engenheiro no Google, após o que alguns anos mais tarde "cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas".

Também disse que se esforçaram muito para fazer do Orkut uma comunidade onde "o ódio e a desinformação não são tolerados", bem como um lugar para "conhecer pessoas reais com interesses comuns".

Orkut, a primeira rede social do Google, foi ofuscada pela chegada do Facebook, liderado por Mark Zuckerberg. Assim, em setembro de 2014, decidiu despedir os seus milhões de utilizadores, dando-lhes um prazo para exportarem informações de perfil, publicações comunitárias e fotografias através do Google Takeout.

 

Foto Destaque: logo da orkut. Reprodução/jornalcontabil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo