Pensando na saúde mental e bem-estar das pessoas, a plataforma Zenklub lançou, gratuitamente, um "guia prático de saúde mental e trabalho no pós-pandemia", com diversas dicas, exemplos e reflexões. O CEO do Zenklub, Rui Brandão escreveu na apresentação do guia que: " A proposta deste guia surgiu porque entendemos que há muitas incertezas e ansiedades nas empresas neste momento. E em todos os níveis hierárquicos, dos CEOs aos estagiários. É natural e importante que exista uma preocupação, mas precisamos evitar que isso limite nossas ações".
Ainda em sua apresentação, Rui Brandão estende seu discurso ao tratar temas como o retorno ao escritório, aumento de casos de depressão, síndrome de burnout, luto e as reuniões virtuais que, segundo ele, vieram para ficar. O guia veio à tona justamente no mês do setembro amarelo que traz uma campanha mundial de prevenção do suicídio.
Mulher recebendo muitas atividades no ambiente de trabalho. (Foto: Reprodução/ Pixabay)
Contexto brasileiro de saúde mental
Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Fazenda, a segunda maior causa para o afastamento do trabalho no Brasil são os transtornos emocionais e mentais. Além disso, em 2020 houve um aumento de 26%, em relação à 2019, no número de pessoas que receberam auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez por conta de diagnósticos psicológicos. Os dados ainda constam que teve, também, um crescimento de 20 vezes em relação a dez anos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que temos, aproximadamente, 16,3 milhões de brasileiros sofrendo de transtornos de ansiedade. Além disso, o IBGE confirmou que existem 18,6 milhões de pessoas que sofrem de depressão no Brasil, o que reforça cada vez mais a necessidade de medidas para ajudar esses indivíduos, como, por exemplo, o guia fornecido pelo Zenklub.
Testes para covid-19 e vacinas vencem no Brasil, causando prejuízo de R$ 80 milhões
Coronavírus: Cientistas apontam para uma eficácia de até 74% da vacina da AstraZeneca
Aleitamento materno: libere a mãe dentro de você
A plataforma foi fundada em 2017 e foi a primeira a trabalhar para melhorar o cuidado emocional corporativo. Sua rede de especialistas conta com psicanalistas, coaches, terapeutas e psicólogos para seus pacientes, totalizando mais de 500.000 consultas por mês, além de contar com parcerias feitas entre a plataforma e diversas empresas que oferecem o serviço para seus funcionários.
Foto destaque: Pandemia: Plataforma anuncia guia prático para melhorar a saúde mental. (Reprodução/ pixabay)