Moda

O retorno da alfaiataria esportiva

A tendência da alfaiataria sporty foi um hit entre os anos 80 e 90, mesclando a alfaiataria clássica com peças mais despojadas; seu retorno promete looks modernos e cheios de estilo.

20 Dez 2021 - 10h00 | Atualizado em 20 Dez 2021 - 10h00
O retorno da alfaiataria esportiva Lorena Bueri

O termo “alfaiataria” vem de “alfaiate” e antigamente era o nome dado ao local de trabalho desse profissional. Sendo assim, uma peça de alfaiataria era uma peça produzida por um alfaiate, com modelagem e corte específicos para o corpo do cliente, uma peça única e exclusiva. É muito comum associar a alfaiataria ao manequim tradicional e o pensamento imediato ao terno e à seriedade que ele carrega consigo, mas os tempos em que a alfaiataria está amarrada a um escritório é além de ultrapassada.


Cena do seriado Friends (Foto: Reprodução/Twitter)


Essas peças podem são consideradas como coringas dentro de qualquer guarda-roupa, podendo ser mais básicas aparecendo em versões minimalistas, ou para modelos com mais imposição e personalidade, com shapes, tecidos e aviamentos diferentes. Visando fazer uma reciclagem da reputação da alfaiataria, a tendência esportiva (ou sporty) foi bastante popular nos anos 90, em que o uso de blazers e calça social junto com outras peças mais descoladas na composição já havia ganhado o street style.


Modelo usando alfaiataria e tênis (Foto: Reprodução/Blog Anália)


O x da questão é casar a alfaiataria com peças mais despojadas, fazendo com que esse contraste ganhe os corações dos fashionistas – e, como a moda é um ciclo, nada como fazer com que esse sucesso tenha a oportunidade brilhar novamente. Nessa alfaiataria casual predominam calças e blazers menos rígidos, como nos desfiles do recém falecido Virgil Abloh. Na passarela, ele chegou a torcer algumas peças, deslocando botões de camisas sociais, por exemplo, e provocando uma imagem menos arrumadinha, mas infinitamente mais cool.

https://lorena.r7.com/post/O-bronze-perfeito-e-saudavel-para-esse-verao

https://lorena.r7.com/post/O-que-e-afrofuturismo-e-a-sua-influencia-na-arte-e-tecnologia

https://lorena.r7.com/post/Saiba-o-significado-das-cores-para-usar-no-seu-Reveillon


Desfile de estreia de Virgil Abloh na Louis Vuitton (Foto: Reprodução/The Game Collective)


Para lançar a alfaiataria esportiva no seu dia a dia, algumas mesclas podem ser bem eficientes, como combinar pantalonas de alfaiataria com chinelos; camisas sociais com os famosos biker shorts; estilizar seus shorts boxer com um blazer, montar um look com uma bermuda estruturada com uma bomber jacket mais levinha, ou até investir em uma camisa social oversized como sua saída de praia. As possibilidades são inúmeras, e a versatilidade dessa tendência ainda promete arrancar suspiros de muitos, com conforto e elegância.

 

Foto Destaque: Modelo usando terno e tênis. Reprodução/Farfetch.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo