Tech

Número de empresas de tecnologia registra crescimento de 210% em dez anos no Brasil

Levantamento de dados, realizado pela DataHub, releva que, nos últimos dez anos, a quantidade de abertura de empresas no ramo tecnológico cresceu cerca 210% no Brasil

10 Ago 2021 - 17h54 | Atualizado em 10 Ago 2021 - 17h54
Número de empresas de tecnologia registra crescimento de 210% em dez anos no Brasil Lorena Bueri

É sabido que, ao longo dos últimos anos, as empresas de tecnologia conquistaram um espaço considerável no mercado. Só em 2020, por exemplo, surgiram mais de 35 mil startups e empresas de tecnologia no Brasil.

Pensando em colocar toda essa expansão em dados, a Datahub realizou uma análise que aborda não só a quantidade de aberturas de negócios no setor tecnológico, como também cita a geração de empregos.

Para a realização da sondagem, foram colhidas informações de, aproximadamente, 300 bancos de dados públicos. Já para a análise das empresas e startups abertas nos últimos 10 anos, considerou-se a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) ativas e ligadas ao setor tecnológico.


Reprodução: Pexels


O levantamento informa, já nos primeiros dados, que nos últimos dez anos, a quantidade de abertura de empresas no ramo tecnológico cresceu 210% e sinaliza o sudeste (107.499) como o maior criador de negócios nesta área, sendo seguido pelo sul (29.582), nordeste (19.626), centro-oeste (13.152) e, por fim, norte (5.856).

Segundo a pesquisa da DataHub, considerando a abertura por estado, São Paulo (44.326) ocupa o primeiro lugar e foi o ponto de início do crescimento do mercado tecnológico do país – sendo seguido por Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília.

No mundo todo, a indústria da tecnologia cresce a passos largos. Entender como ela vem se desenvolvendo no Brasil nos dá um panorama importante sobre para onde estamos indo. É inegável que a pandemia impactou o setor. Todas as mudanças pelas quais passamos nesse período, pessoas físicas e empresas, intensificou a necessidade de criar soluções para atender às novas demandas do dia a dia. Tivemos uma aceleração na transformação digital e há muito espaço ainda para crescer” afirma, em nota para a Revista Exame, o chefe de operações da DataHub, José Renato Raposo.

Apple aposta em parceiros chineses para fabricar os iPhones mais recentes

PrevisIA: Microsoft lança tecnologia capaz de prever incêndios e desmatamento na Amazônia

Apple cria software a fim de combater imagens de abuso sexual infantil em seus aparelhos

Ainda segundo o levantamento realizado pela DataHub, cerca de 176 mil negócios do setor de tecnologia foram registrados entre os anos de 2011 e 2020.

A pesquisa mostra, por fim, toda a questão de geração de emprego no setor tecnológico e revela que, entre o primeiro semestre de 2011 e o último de 2020, foram criadas mais de 520 mil posições com carteira assinada no Brasil. A região com a maior geração de empregos foi a Sudeste com, aproximadamente, 292.966 vagas, enquanto a menor foi a Norte, com 24.661.

 

(Foto destaque: Número de empresas de tecnologia registra crescimento de 210% em dez anos no Brasil. Reprodução / Pexels).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo