No começo desta semana, mais precisamente na última segunda-feira (25), a gigante de pagamentos Mastercard anunciou que irá lançar uma parceria com a Bakkt, empresa americana de criptoativos. O objetivo é permitir que todos os bancos e lojistas pertencentes a sua rede possam oferecer produtos e serviços em criptomoedas aos seus consumidores.
Em seu blog, a Mastercard comunicou que, inicialmente, os novos serviços estarão disponíveis somente para seus parceiros dos Estados Unidos. A novidade segue a tendência do mercado financeiro atual, em que as instituições financeiras decidiram apostar cada vez mais na adoção de criptoativos a fim de diversificar suas carteiras de produtos.
Clientes Mastercard terão acesso a novos programas de pontos em criptomoedas (Foto: Worldspectrum/Pexels)
Com o auxílio da Bakkt, as empresas que utilizam a bandeira Mastercard poderão oferecer programas de recompensas em criptomoedas no lugar dos tradicionais sistemas de pontos já utilizados. “Isso significa que o consumidor pode ganhar e gastar pontos como criptomoedas ao invés de pontos tradicionais, podendo também converter suas moedas digitais para pagar por produtos”, disse a Mastercard em seu comunicado.
Além disso, os parceiros também serão capazes de emitir cartões de crédito e débito vinculados a carteiras de criptomoedas e aos novos programas de fidelidade. As novas soluções irão possibilitar que os clientes comprem, vendam e mantenham criptoativos em uma carteira própria, caso desejem. Dessa forma, ficará a cargo da Mastercard criar as estruturas necessárias para que as instituições financeiras e os lojistas possam elaborar seus novos produtos e serviços.
Ranking aponta as marcas mais valiosas do mundo
Bitcoin Pro: conheça a plataforma para investidores iniciantes em criptomoedas
Pesquisa revela que diferença entre preços de produtos atinge 196% devido à inflação
De acordo com a pesquisa Bakkt US Consumer Crypto Survey, realizada pela Bakkt com participação de 2.000 pessoas, cerca de 48% dos entrevistados relataram terem adquirido criptomoedas no primeiro semestre de 2021. Dentre os millennials participantes (pessoas de 25 a 40 anos), 75% afirmou que utilizam mais esses ativos se soubessem como eles realmente funcionam. Com a entrada de gigantes de pagamento como a Mastercard e a Visa no mercado de criptoativos, o setor de ativos digitais ganha mais força no mercado financeiro.
Foto destaque: Cartão Mastercard. AKuptsova/Pixabay