Notícias

Mais de 20 raios atravessaram o céu no município do Rio de Janeiro esta semana

Grande Rio entra em estado de alerta após mais de 3 mil raios serem registrados durante a última segunda-feira

28 Dez 2021 - 20h54 | Atualizado em 28 Dez 2021 - 20h54
Mais de 20 raios atravessaram o céu no município do Rio de Janeiro esta semana Lorena Bueri

Na última segunda-feira (27), o município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção por conta do mau tempo, que durou cerca de cinco horas. O Centro de Operações Rio informou que decretaram mobilização no início da tarde e só se normalizou no início da noite.

A SOS Raios registrou mais de 20 raios em diversos bairros, de acordo com a Prefeitura. E o Climatempo fez um levantamento de mais de 3 mil raios por toda a Grande Rio.

Os bairros vitais das zonas norte e oeste foram as principais vítimas do mau tempo. Com chuva fraca em alguns, moderada em outros, baixa temperatura e muitos raios no céu, o Alerta Rio comunicou que houve muitas rajadas de vento em Marambaia, Copacabana e Deodoro.

https://lorena.r7.com/post/Nota-do-Ministerio-da-Saude-diz-que-vacina-contra-a-Covid-19-em-criancas-e-segura

https://lorena.r7.com/post/Mais-47-municipios-estao-em-situacao-de-emergencia-na-Bahia

https://lorena.r7.com/post/Numero-de-criancas-hospitalizadas-por-covid-19-quadruplica-em-Nova-York


Os raios surgem quando as nuvens ficam carregadas eletricamente e entram em contato uma com a outra, ou quando se inicia entre as nuvens e o solo, durando entre dois e cinco minutos. As descargas elétricas podem ser muito perigosas caso estejam muito próximas do chão ou da água, podendo eletrocutar alguém. Se estiverem apenas nas nuvens, também podem atingir os transporte aéreos.

A Prefeitura do Rio recomenda que, caso esteja na rua, não permaneça em contato com a água, fique em lugares fechados, não toque em nada de metal ou elétrico; caso esteja em casa, não fique perto das janelas, não tome banho durante a tempestade e evite usar o celular.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), “O verão é a época do ano em que estamos mais sujeitos a raios, sendo que 45% das ocorrências no Brasil são nessa época do ano(...)”.

O INPE ainda afirma que o Brasil é o país onde caem mais raios no mundo, “Os raios são mais comuns em locais de clima tropical. E dada a sua extensão territorial, é o Brasil o campeão mundial na incidência de raios, com cerca de 57,8 milhões de ocorrências por ano”.

 

Foto Destaque: Raio atinge cidade. Reprodução/BBC

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo