Mais 47 municípios foram incluídos em situação de emergência, na Bahia, por decorrência das chuvas que vem atingindo o estado nos últimos dias. Ao todo, 72 cidades estão nesta categoria.
Essa inclusão se deu através do decreto, assinado e disponibilizado na versão digital do Diário do Estado, ontem (26), pelo Governador da Bahia, Rui Costa (PT). O documento tem a validade de 90 dias e a partir da publicação, fica autorizada qualquer ação para auxiliar na reconstrução das cidades e apoio as vítimas, de todos os órgãos estaduais.
https://lorena.r7.com/post/Conect-SUS-volta-a-funcionar-apos-ficar-quase-2-semanas-indisponivel
Com as chuvas intensas e o aumento do número de cidades atingidas, o governo da Bahia aumentou a estrutura de apoio às vítimas. Até o momento, Ilhéus, Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês possuem locais que auxiliam o trabalho dos bombeiros. Além disso, um gabinete avançado foi instalado em Itamaraju para dar assistência aos municípios da região sul do estado.
Até a manhã de hoje, ao todo, 20 mortes foram registradas, além de diversos feridos. Os dois óbitos mais recentes ocorreram na cidade de Itabuna e confirmado pelos policiais do município. As vítimas foram identificadas como Felipe Duarte Garcia, de 21 anos, que foi encontrado às margens do Rio Cachoeira; e Maria das Neves Souza dos Santos, de 33 anos, que morreu após o desabamento da estrutura de seu banheiro, na madrugada de ontem.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), em todo o estado, cerca de 16 mil pessoas estão desabrigadas e aproximadamente 19 mil estão desalojadas. No total, as autoridades do Estado, acreditam que cerca de 430 mil pessoas foram afetadas de alguma forma, pelo desastre.
A cidade de Ibicuí depois da tragédia (Foto: Reprodução/Prefeitura de Ibicuí)
Os danos materiais ainda estão sendo contabilizados pelas autoridades, mas, já é possível perceber que algumas casas e estradas foram destruídas pelas enchentes.
A Prefeitura de Itambé, divulgou um alerta na noite de Natal (25) por causa do rompimento de uma barragem na região. O pedido era de que os moradores da margem do rio Verruga se retirassem com urgência do local. Na região de Jussiape, outra barragem se rompeu.
Segundo o governador, em entrevista ao “GloboNews” nesse domingo, o cenário nas regiões afetadas pelas chuvas intensas no fim de semana é “devastador”.
As cidades mais atingidas pelo temporal foram Itabuna, Eunápolis, Itamaraju, Vitória da Conquista, Jucuruçu e Teixeira de Freitas.
Foto Destaque: Rio Cachoeira, em Itabuna - Divulgação/Reuters