Uma rede de fast food foi alvo de polêmica no Twitter por ter adotado banheiros "multigênero", após publicação de vídeo de cliente reclamando do compartilhamento de banheiros entre pessoas de diversos gêneros. A rede se desfez dos banheiro após a repercussão e notificação feita pela prefeitura de Bauru.
No vídeo, a cliente diz que é um "absurdo" haver banheiros multigênero:
"Eu não admito isso na minha cidade. Não quero usar banheiro com homem, sou contra isso. Eu não aceito. Quero que todos os vereadores de Bauru deem um jeito nisso. Cada cidade cuide da sua cidade, vigiem os banheiros públicos, de restaurantes. Quero que todos vigiem. É um absurdo. Criança usa o mesmo banheiro. É o comunismo na cidade de Bauru. Uma vergonha", afirma.
Deu ruim para o Mc Donalds que terá que modificar todos os seus banheiros porque a Dona Maria não curtiu. pic.twitter.com/dNEMMCWhzU
— gui sousa (@guilhermesousa) November 12, 2021
Em entrevista ao G1, Taylise Rochelli Zagatto, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB e do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, afirmou que a medida enquadra-se nos direitos da personalidade e na dignidade da pessoa humana, previstos na Constituição Federal. Além disso, afirmou que ações afirmativas "não devem ser vistas como suspeitas ou indesejadas, mas como imperativos da igualdade em nossa sociedade”.
https://lorena.r7.com/post/Fome-e-alta-nos-precos-preocupam-ONGs-acerca-da-reducao-de-97-das-doacoes
A assessoria de imprensa da rede de fast food se pronunciou sobre o assunto e disse que a alteração foi feita após notificação de "descumprimento do código sanitário", mas que segue promovendo "um ambiente de respeito" para todas as pessoas:
A rede reforça que tem o compromisso com a promoção de um ambiente de respeito para que todas as pessoas sintam-se bem-vindas em seus restaurantes. [...] No caso do município de Bauru, após a notificação da prefeitura, a companhia fez adequação em atendimento à solicitação das autoridades locais (nº 3832 de 30/12/1994)”, disse em nota.
Foto destaque: símbolo do MC Donald's. Reprodução/Divulgação/MC Donald's