Notícias

“Não existe idade para o conhecimento”, diz idoso que faz o Enem pela primeira vez neste domingo

Evaldo Paixão, servidor público, e José Carlos, porteiro de um condomínio, são alguns dos idosos que fizeram o exame hoje (21) e sonham com o diploma.

21 Nov 2021 - 17h55 | Atualizado em 21 Nov 2021 - 17h55
“Não existe idade para o conhecimento”, diz idoso que faz o Enem pela primeira vez  neste domingo Lorena Bueri

Normalmente, o Enem é associado a jovens. O efeito condiz com o número de inscritos que equivale a 30% representado por jovens e adultos de 21 a 30 anos. Mas, neste domingo, entre os que realizaram a prova estavam idosos que sonham com o diploma.

 

O aposentado, ex-servidor federal, Evaldo Paixão, de 77 anos, fez a inscrição no último dia para não “deixar a mente parada” e reforça que “quanto mais a gente ganha conhecimento, mas a gente evolui”. O senhor realizou a prova no Colégio Manoel Novaes, localizada em Salvador, e disse que decidirá o curso quando a nota do exame sair. 


José Carlos fez o Enem pela primeira vez e sonha cursar psicologia. (Foto: Reprodução/Malu Vieira/ G1)


Outro candidato que fez a prova pela primeira vez, o porteiro José Carlos, de 60 anos, diz que “não existe idade para o conhecimento” e expressa a importância do Enem para testar sua compreensão adquirida no ensino médio, concluído em 2020, e realizar seu sonho de cursar psicologia. 

 

No Sul de Minas Gerais, o sorveteiro Hélio Lopes de Oliveira, 71 anos, realizou a prova na Universidade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) para aprimorar seus estudos e, caso não passe, fará o exame novamente, como fez há 20 anos. “Se Deus abençoar é pra eu continuar estudando. Se não for pra ser, não sei se vou fazer de novo ano que vem. Mas vou continuar estudando. Minha família toda parou, mas eu continuei”, expôs Hélio. 

 

https://lorena.r7.com/post/Aprovado-no-Enem-ex-BBB-Danrley-ira-cursar-pedagogia

https://lorena.r7.com/post/Brasil-ultrapassa-a-marca-de-60-da-populacao-adulta-completamente-imunizada

https://lorena.r7.com/post/Hospital-de-referencia-para-Covid-19-no-Rio-zera-internacoes


O desejo e o gosto de estudar é expresso por Maria Auxiliadora Menezes, de 63 anos, que fez a prova para poder cursar e conseguir o diploma de Terapia Ocupacional. Inscrita pela primeira vez, a senhora almeja “poder ajudar cada vez mais quem precisa”.

 

Ao todo, 3,1 milhões de candidatos realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), hoje (21), em todo o país, nas modalidades digital e impressa.  Neste domingo, os participantes responderam 90 questões de múltipla escolha de linguagens e ciências humanas e escrever a redação.

 

Foto Destaque: Idoso realiza Enem. Reprodução/Ana Moreira/O Globo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo