Reality

Lumena sugere racismo estrutural envolvendo os brothers, durante jogo da discórdia

Durante o jogo da discórdia, Lumena sugeriu racismo estrutural entre alguns participantes do BBB 21 por conta de Karol Conká ter acusado Carla Diaz de dar em cima de Bil. Alguns brothers acolheram Carla e a psicóloga disse que seria por ela ser branca.

09 Fev 2021 - 08h30 | Atualizado em 09 Fev 2021 - 08h30
Lumena sugere racismo estrutural envolvendo os brothers, durante jogo da discórdia Lorena Bueri

 Durante o jogo da discórdia da última segunda-feira (08), no “Big Brother Brasil 21”, Lumena levantou a questão racial na sua hora de participar. O propósito do jogo era que os participantes da casa apontassem quem dos brothers era influenciador e quem era influenciável. Lumena então deu início à sua fala, dizendo que um das influenciadoras era Karol Conká, a quem a psicóloga tem grande admiração. A sister também se colocou como influenciável.




 

 

Lumena sugere racismo estrutural envolvendo os brothers, durante jogo da discórdia (Vídeo: Reprodução/YouTube/Léo Kardozo)

 


 

Leia mais: Com saída de Lucas, BBB tem maior audiência aos domingos em 10 anos


Leia mais: BBB 21: Carla Diaz expõe Karol Conká ao vivo: “Me senti desrespeitada, humilhada e exposta”


Leia mais: Anitta diz que vai criar seu próprio reality: “Vou fazer um BBB só meu”

 

"Karol como influenciadora e eu como influenciável. Por mais que estão tentando reduzir a experiência de Karol Conká a um ato específico, ela é uma das maiores influenciadoras de jornadas artísticas potencializadoras e de não silenciamento. Consegue reivindicar seus lugares de fala, falar sobre suas dores, falar sobre suas questões de insegurança expor suas sombras, suas vulnerabilidades em rede nacional. Isso para mim é um ato de coragem, é um convite para mulheres negras entenderem a importância de não silenciar quando dói, quando existe insegurança, preterimento." 

 

 Quando Lumena citou “reduzir a experiência de Karol Conká a um ato específico”, ela se referia ao envolvimento de Karol e Arcrebiano. Para a psicóloga, Bil usou Konká para tentar formar um casal visando se fortalecer dentro da casa. Depois, Lumena direcionou seu discurso à Carla Diaz, que foi acusada de dar em cima de Arcrebiano, o que provocou discussões entre Karol e Carla que foi acolhida por algumas meninas da casa mais vigiada do Brasil.

 

"Carla Diaz como influenciadora, e Viih, Sarah e Thaís como influenciáveis. É interessante perceber que, nessa experiência específica, como a dor de uma mulher fenotipicamente branca mobilizou toda a casa, acionando sentimentos de compaixão, de compreensão, de acolhimento, em detrimento da dor de uma mulher negra que foi criticada, alvejada, convocada inclusive ao desejo de não estar mais no programa. Me chamou a atenção que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa."

 

 

 

 

(Foto destaque: Lumena sugere racismo estrutural envolvendo os brothers, durante jogo da discórdia. Reprodução/Tem Alguém Assistindo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo