Notícias

Lula discursa sobre concluir acordo entre Mercosul e União Europeia

Além de brincar com o chanceler alemão sobre o 7x1,o presidente brasileiro também colocou em pauta o meio ambiente, falou sobre a Ucrânia e o acordo comercial.

3 min de leitura
31 Jan 2023 - 15h00 | Atualizado em 31 Jan 2023 - 15h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (30), em Brasília, Olaf Scholz, o primeiro-ministro da Alemanha.

Lula afirmou na segunda que trabalhará para concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia ainda no primeiro semestre. Após seu encontro com o chanceler alemão, que ocorreu no Palácio do Planalto, o presidente brasileiro defendeu, no entanto, mudanças nos termos das tratativas mantidas por seus antecessores.

“Alguma coisa tem que ser mudada. Ele não pode ser feito tal como ele está lá. Nós vamos tentar mostrar ao lado europeu o quanto estamos flexíveis e queremos que os europeus nos mostrem quanto eles serão flexíveis”, afirmou Lula.

Outro assunto que foi discutido pelos governantes é o Fundo Amazônia, já que a Alemanha é a principal doadora de recursos para financiar projetos de redução de desmatamento e fiscalização do bioma.

Marina Silva, que é a Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil também se encontrou com a comitiva alemã e após o encontro, Marina afirmou que o governo usará o Fundo Amazônia (que foi abastecido pela Alemanha e Noruega) para ajudar os Yanomami.

A Alemanha anunciou 200 milhões de euros (que equivale a R $1,1 bilhão) para ações ambientais no Brasil.

O Chanceler alemão falou sobre o meio-ambiente e democracia. De acordo com ele, o Brasil volta a se disponibilizar para o diálogo com o novo governo.

Ainda na reunião do presidente Lula com o chanceler alemão, Olaf Scholz, Lula afirmou que a Rússia cometeu um "erro crasso" quando invadiu a Ucrânia, falou que "quando um não quer, dois não brigam". 

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e já deixou milhares de mortos.

O Presidente brasileiro deixa claro que não tem interesse em enviar armamento para os países em conflito "O Brasil é um país de paz", afirma Lula.


Presidente Lula e o chanceler alemão Olaf Scholz em encontro no Palácio do Planalto (Foto:Reprodução/Ueslei Marcelino/Reuters)


O presidente Lula brincou com Scholz, quando relembrou o sofrido 7x1 que a seleção brasileira tomou da Alemanha na Copa de 2014. A brincadeira aconteceu durante a entrevista na noite da segunda-feira (30).

"A única coisa que não pode acontecer é a Alemanha vir jogar bola no Brasil e ganhar da seleção brasileira de 7x1. Quando vier jogar no Brasil, no máximo empatar de zero a zero, que tá de bom tamanho", afirmou o presidente Lula.

Após a brincadeira e a declaração do presidente Lula sobre o "7x1" Scholz riu, estendeu a mão, porém não fez comentários.

Foto Destaque: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto:Reprodução/Sérgio Lima/AFP)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo