O Tribunal de Contas da União aprovou na última quarta-feira, (25), com o voto de sete ministros ,o edital de licitação do 5G no Brasil.
De acordo com o IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD)em 2019 ,82,7% das famílias brasileiras possuiam acesso a internet em casa e nesse mesmo ano , na área rural o percentual aumentou de 49,2% para 55,6%. Com a nova tecnologia 5G a intenção do ministro das Comunicações, Fábio Faria, é que o acesso a internet seja ampliado ainda mais em todo o país. Segundo o governo federal , o prazo para a nova geração de conexão de internet móvel chegar as 27 capitais brasileiras é Julho de 2022 e deve alcançar não somente lares e empresas , mas também ás instituições públicas de ensino.
Confira o ministro das Comunicações, Fábio Faria, explicando sobre a importância do 5G para o país. (Vídeo:TVBrasil / Reprodução)
Apesar do edital do leilão ter sido aprovado por sete ministros , o ministro Cedraz foi o único que se opôs ao ato e junto da área técnica do TCU apontou irregularidades ,propondo adiar o julgamento por mais 60 dias. No entanto, devido ao pedido de agilidade do governo, o prazo do julgamento foi reduzido para 7 dias . Ao se opor , o ministro apontou falhas no edital como: os valores que foram aplicados para as faixas de frequência , os números de estações de rádio que serão instaladas , as classificações de área urbana , entre outras.
Contudo, o relator do processo, o Senhor Ministro Raimundo Carreiro, rejeitou os argumentos propostos e aprovou o edital realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Elon Musk defende renda básica universal para reduzir o impacto sobre o uso de robôs no futuro
https://lorena.r7.com/post/Fan-tokens-movimentam-mercado-de-criptoativos-dos-esportes
https://lorena.r7.com/post/Carro-voador-Entenda-parceria-entre-a-Eve-da-Embraer-e-a-Ascent
A Anatel abrirá a licitação no mês de outubro e o valor proposto para o leilão do 5G é de R$ 44 bilhões, que serão investidos pelo governo na oferta de tecnologia para cidades com mais de 600 pessoas . As operadoras de telefonia candidatas poderão durante o período de 20 anos, atuar nas seguintes faixas de frequência de internet móvel disponíveis : 700 MHz; 2,3 GHz; 26 GHz; e 3,5 GHz. As companhias também terão que investir no roaming nacional (garantia de que os clientes terão acesso a internet em qualquer localidade do país) , assim como cobrir 48 mil quilômetros de estrada com internet de alta velocidade (priorizando as BRs 163, 364, 242, 135, 101 e 116).
Além disso, através da nova geração de tecnologia será possível o desenvolvimento de objetos inteligentes.
(Foto Destaque: " Leilão do 5G é aprovado por TCU".Reprodução/Pixabay)