Tech

Carro voador? Entenda parceria entre a Eve, da Embraer, e a Ascent

Eve, empresa da Embraer, se compromete a fornecer 100 mil horas de voos em seu veículo que lembra um carro voador à empresa Ascent. O veículo do futuro se chama eVTOL e aposta na sustentabilidade.

24 Ago 2021 - 16h58 | Atualizado em 24 Ago 2021 - 16h58
Carro voador? Entenda parceria entre a Eve, da Embraer, e a Ascent Lorena Bueri

Mais uma vez, estamos diante do que se chamaria de futuro. E, apesar de sonhados por muitos, principalmente por amantes de filmes de ficção científica, é sempre um choque quando os nossos sonhos se tornam reais, palpáveis. Estamos falando dos almejados “carros voadores” – entre aspas por seu funcionamento ser bem diferente e muito mais eficiente do que já estamos acostumados a ver nas telas de cinema.

O veículo de mobilidade urbana anunciado pela Eve Urban Air Motility, empresa de inovação da brasileira Embraer, em associação com a Ascent Flights Global, responsável por um aplicativo de mobilidade sob demanda, vai se chamar eVTOL e deverá estar disponível no mercado em 2026, com a oferta de serviços de táxi aéreo, carga e transporte aeromédicos.

Por ser um veículo elétrico, garante sustentabilidade ao emitir zero emissões e baixo ruído; com design simples e intuitivo, o eVTOL, que já foi testado e bem-sucedido em duas oportunidades de 2020, realizará pousos e decolagens de forma vertical na crescente plataforma tecnológica que permite fretar aeronaves, comprar assentos em voos fretados e organizar operações de UAM (ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana, em português).


                               

Vídeo mostra primeiro voo do eVTOL em um simulador (Vídeo: Divulgação/Embraer)


A parceria tem atingido significativos resultados de desenvolvimento, incluindo o primeiro voo do simulador em julho de 2020 e o modelo em escala em outubro do mesmo ano.

O fundador e CEO da Ascent, Lionel Sinai-Sinelnikoff, declarou que “A tecnologia inovadora de Eve, combinada com sua experiência em manufatura e serviços de cobertura global por meio da Embraer, nos dá a certeza de que teremos uma solução adequada aos complexos requisitos da região”.

Região esta, que infelizmente para nós, somente abrange a Ásia-Pacífico.

Mas a EmbraerX, com a Eve, vem negociando novos acordos com diversas empresas de mobilidade urbana, com a pretensão de expandir seus negócio. Estados Unidos, Reino Unido e Brasil se encontram neste projeto. É esperar e torcer.

A Ascent, primeiro serviço tecnológico de UAM da Ásia, foi projetada para tornar as cidades mais conectadas ao mover as pessoas de forma contínua e acessível por via aérea - usando helicópteros hoje e eVTOLs no futuro. Com o acesso privilegiado aos dados e a crescente presença da Ascent no mercado, a Eve poderá aprimorar suas soluções dedicadas para garantir o desenvolvimento e oferecer a melhor aeronave para as operadoras aéreas parceiras da plataforma.

A empresa pagará pelo tempo de voo nas aeronaves da Eve enquanto operará em conjunto com parceiros de outros mercados. A partir de 2026, a Eve fornecerá à Ascent até 100 mil horas de voo eVTOL. Ela planeja colocar até 100 aeronaves para serem comercializadas pela plataforma da Ascent.

Em comunicado, a Embraer frisa que a Eve apresenta “proposta de valor única”, respaldada por mais de 50 anos de experiência da empresa na fabricação de aeronaves.


Volkswagen aposta em caminhão 100% elétrico produzido no Brasil

Tesla deixa feridos em acidente no estacionamento de escola na Inglaterra

Tesla anuncia o desenvolvimento do robô humanoide


 

A Ascent é uma das maiores empresas de mobilidade aérea urbana na Ásia-Pacífico e sua forte presença na região a torna a parceira ideal para as operações da Eve. A região possui uma enorme demanda por soluções inovadoras de transporte, que pode ser atendida com nossa aeronave de baixa emissão. Este é o caminho certo para um crescimento sustentável”, finaliza o presidente e CEO da Eve, André Stein, em nota.

Além do programa de aeronaves, a Eve aproveita a experiência da Embraer e da Atech, subsidiária do Grupo Embraer, no fornecimento de software de gerenciamento de tráfego aéreo mundialmente reconhecido para criar soluções que ajudarão a dimensionar com segurança a indústria de UAM a partir de agora.

 

(Foto destaque: Eve e Ascent em parceria para melhorar a mobilidade urbana. Divulgação/Embraer)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo