Tech

Fan tokens movimentam mercado de criptoativos dos esportes

Criptomoedas pensadas para os torcedores de futebol se tornam populares e movimentam todo o mercado de esportes. Ao serem adquiridas, as Fan Tokens concedem benefícios e serviços exclusivos aos fãs.

25 Ago 2021 - 11h53 | Atualizado em 25 Ago 2021 - 11h53
Fan tokens movimentam mercado de criptoativos dos esportes Lorena Bueri

Também conhecidas como " criptomoedas do futebol", as fan tokens (FTOs) são moedas digitais criadas para os torcedores de futebol. Ao serem adquiridas concedem beneficios, como produtos e serviços exclusivos, ingressos, descontos, itens promocionais e até participação como votante em decisões internas. As recompensas são definidas pela equipe.
Devido a essas exclusividades as fan tokens também são chamadas de "tokens de utilidade".

A tecnologia baseada em blockchain tem como objetivo aproximar fãs e torcedores, assim como atingir novos públicos e criar novas fontes de receitas. Barcelona, Corinthians, Juventus, a própria Seleção Brasileira, dentre outros, são alguns dos grupos que já estão vinculados a tecnologia.
No Brasil, o Atlético Mineiro foi pioneiro na inserção da tecnologia.



Criptomoedas movimentam a economia dos esportes. (Foto reprodução/mmi9 on Pixabay)


Comparando as já conhecidas bitcoin e dogecoin, a comercialização das FTOs, se difere em alguns pontos. São os clubes que definem o valor inicial e a data de lançamento, assim como o encerramento.
Essas criptomoedas costumam ter um período de vigência, contudo, a volatilidade nesse período segue os padrões de mercado.

É comum que os clubes disponibilizem as moedas por um tempo curto, já visando um objetivo específico, ou pode está relacionado ao limite de tokens disponíveis.

A comercialização e valorização das FTOs, se tornaram uma fonte de renda para os bilionários times de futebol, contribuindo até mesmo para a compra de jogadores. NO PSG, parte do salário de Lionel Messi será custeado pela moeda.

Leia Mais: DVNBs: O futuro das marcas será pauta no evento Arena

Leia Mais: ESG e tecnologia são principais estratégias de marketing das grandes marcas

Leia Mais: Otnet lança conjunto de soluções para reduz os riscos de operações e-commerce

Fora do futebol, mas ainda no mercado dos esportes. Na América do Norte, sete franquias da NBA (National Basketball League) já anunciaram a criação de sua FTOs no socios.com. Até o momento, já são dez equipes fazendo parte da plataforma.
O mercado da Fórmula 1 e algumas organizações internacionais do MMA (Artes Marciais Mistas) também adentraram às criptomoedas.

Em julho, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) lançou sua própria criptomoeda pela plataforma Bitci Global. Com expansão das FTOs, o mercado está cada vez mais concorrido. 

 

(Foto destaque: Alesia Kozik on Pexels)  

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo