Bem Estar

Joelho estalando podem indicar artrose, segundo especialistas

Caso o estalo no joelho venha acompanhado por dor e desconforto é recomendado aplicação de gelo no local, fisioterapia em alguns casos e musculação, a fim de fortalecer a musculatura.

19 Mar 2022 - 14h00 | Atualizado em 19 Mar 2022 - 14h00
Joelho estalando podem indicar artrose, segundo especialistas Lorena Bueri

Estalar articulações do corpo não é algo tão incomum assim. Cada um com seu costume, instalar nódulos dos dedos, instalar pescoço, pulso, joelho, calcanhar e, até mesmo, as costas. No entanto, é importante prestar atenção ao instalar o joelho, pois por se tratar de uma corpo do corpo fundamental para qualquer movimentação sua manutenção é imprevisível.

Ao caminhar, agachar, subir uma escada sentir ou ouvir o joelho estalar não necessariamente é indício de problema, ou lesão na articulação, mas é recomendada a procura de um profissional para uma avaliação criteriosa. Segundo o ortopedista, doutor Luiz Felipe Carvalho, especialista em medicina regenerativa, o barulho frequente acompanhado por incômodo ou dor é algo preocupante e deve ser consultado com especialista imediatamente. "Este rangido pode ser ocasionado por problemas como artrite, sinovite, artrose e condromalácia patelar, por exemplo", explica. O ortopedista recomenda aplicação de gelo no local, fisioterapia e academia, para fortalecer os músculos.


A artrose ou osteoartrite é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. (Foto: Reprodução/Michigan Medicine Orthopaedic)


Já o doutor ortopedista Marcello Serrão, especialista em cirurgia desportiva, sugere três dicas para a melhor funcionamento e manutenção da articulação podendo evitar o barulho do joelho estalando:  

  • Caso trabalhe sentado certifique-se que haja espaço debaixo da mesa para movimentar as pernas. Levante e caminhe de hora em hora e evite cruzar as pernas, as mantendo esticadas.
  • Fortaleça o glúteo médio. Tal músculo é encontrado na lateral do quadril e precisa ser fortalecido para que as pernas estejam alinhadas e não haja é excesso de peso sobre um dos joelhos. Consulte seu personal trainer sobre exercícios adequados
  • Ao praticar corrida se lembre dos treinos complementares e os siga à risca. Os aquecimentos antes e pós-exercício não podem ser ignorados e não exagere no exercício caso seja iniciante. O ideal é “aprender” a correr.

Sempre importante ressaltar: esta matéria não substitui um diagnóstico clinico médico. Consulte com profissionais qualificados para identificação adequada e o melhor tratamento possível.

 

Foto Destaque: Pessoas que trabalham sentado precisam esticar as pernas. Reprodução/ Michigan Medicine Orthopaedic

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo