Cinema/TV

Guillermo Del Toro fala sobre criar um 'pesadelo americano' no seu novo filme 'Nightmare Alley'

Em seu novo filme, 'Nightmare Alley', o diretor Guillermo Del Toro traz os seres humanos como os verdadeiros monstros ao abordar o outro lado do Sonho Americano.

27 Out 2021 - 09h12 | Atualizado em 27 Out 2021 - 09h12
Guillermo Del Toro fala sobre criar um 'pesadelo americano' no seu novo filme 'Nightmare Alley' Lorena Bueri

O diretor Guillermo Del Toro tem como uma de suas características mais conhecidas o fato de sempre trazer alguma "criatura de fantasia" para seus filmes. Desde o monstro sem olhos em 'O Labirinto do Fauno' até os elfos de 'Hellboy 2' e, por último, o monstro de 'A Forma da Água'. Porém, dessa vez o verdadeiro monstro do seu novo filme será representado por pessoas comuns.

 

'Homem-Aranha 3': Kevin Feige fala sobre a decisão de chamar Alfred Molina de volta a Marvel

'Eternos': Diretora Chloé Zhao espera que o filme não receba censura devido a herói gay

Sequência de ‘Duna' terá mais ação, afirma diretor 

 

Em 'Nightmare Alley', Del Toro seguirá a tendência que começou em 'A Forma da Água', onde o verdadeiro terror é o próprio ser humano, mas, dessa vez, nem mesmo uma "criatura do bem" será mostrada. Em entrevista à Empire, o diretor explicou que o pesadelo nesse filme será o outro lado do chamado Sonho Americano.

O Sonho Americano é um conceito presente no imaginário dos Estados Unidos desde sua Constituição, a ideia de ser um país onde qualquer um pode ser o que quiser e ter uma vida perfeita baseado apenas nos próprios méritos, sem nenhum obstáculo ao seu esforço. É uma ideia que o país exportou muito na época que necessitava de mão de obra imigrante e que segue sendo espalhada até hoje. Porém, obviamente a nossa sociedade não é uma utopia onde todos têm as mesmas oportunidades, então a realidade pode ser bastante cruel com quem deseja alcançar o Sonho Americano.

É justamente esse outro lado que Del Toro diz buscar alcançar com 'Nightmare Alley'. Baseado no livro de 1946 escrito por William Lindsay Gresham, o filme acompanha a história de Stanton Carlisle, interpretado por Bradley Cooper, que trabalha num tipo de parque de diversão itinerante, algo que nos EUA eles chamam de "carnival", um homem ambicioso e manipulador que se envolve com Lilith Ritter (Cate Blanchett), uma psicóloga ainda mais perigosa do que ele. O livro já foi adaptado antes, em 1947, mas Del Toro afirmou que sua versão é algo separado da primeira adaptação.

"Nós estamos conscientemente permitindo que esse filme tenha seu próprio espaço", explicou. "Uma das coisas que decidimos foi não rever o filme [de 1947]. Gostamos do que tem nele, achamos que tem coisas incríveis, mas o que eu queria fazer era, sem querer fazer piada, mais próximo de um pesadelo [a tradução literal do título do livro é Beco do Pesadelo]. Pertence a um gênero no sentido de lidar com o outro lado do Sonho Americano, que é sempre um pesadelo".

 


 

Teaser oficial de 'Nightmare Alley' (Reprodução/YouTube)

 


A Empire também liberou uma imagem exclusiva de Blanchett e Cooper no filme:


 

Cate Blanchett e Bradley Cooper em 'Nightmare Alley' (Foto: Reprodução/Empire)


Com roteiro escrito pelo próprio Guillermo Del Toro e por Kim Morgan, 'Nightmare Alley' traz no elenco, além dos atores já mencionados, Toni Collette ('Hereditário'), Willem Dafoe ('O Farol'), Rooney Mara ('Os Homens que não Amavam as Mulheres') e Ron Perlman ('Hellboy'). O filme tem lançamento nos Estados Unidos previsto para 17 de dezembro. 

 

Foto de destaque: Willem Dafoe e Bradley Cooper. Reprodução/Twitter.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo