O cantor e compositor Gilberto Gil, de 79 anos, na tarde dessa quinta-feira (11) foi eleito à cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O artista foi eleito por maioria absoluta, com 21 votos. Ele acompanhou a votação na casa de amigos em Ipanema, no Rio de Janeiro, já que os candidatos não podem comparecer a sessão.
''Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha'', disse Gil, em uma rede social.
''Não são só os poetas, enfim, classicamente considerados aqueles que escrevem poemas, publicam livros e etc, mas é um autor de canções populares, de música popular. Uma boa quantidade delas, são 600 pelo menos, algumas com reconhecida qualidade literária, o que é um aspecto também que deve ser considerado. Muito do acolhimento dado pelos acadêmicos se deve ao fato de que há uma reconhecida qualidade no meu trabalho poético, na minha escritura como compositor'', contou ele, em entrevista ao Jornal Nacional, da Tv Globo.
Gilberto Gil é autor de composições como ''Aquele Abraço'' e ''Andar com Fé'' (Foto: Reprodução/Bibiana Reis/Divulgação)
Para a vaga também concorreram o poeta Salgado Maranhão (7 votos), e o autor literário Ricardo Daunt (nenhum voto). Gilberto Gil é, atualmente, o segundo negro a conquistar uma cadeira na ABL. O outro é o escrito e professor Domício Pronça Filho, que já presidiu a academia entre 2016 e 2017.
Sobre a falta de representatividade, a atriz Fernanda Montenegro, que ocupa a cadeira 17 da ABL, já havia apontado o problema. ''Há necessidade de mais presença das personalidades negras lá dentro'', disse ela, em entrevista ao programa 'Fantástico', da Tv Globo.
https://lorena.r7.com/post/Gilberto-Gil-completa-79-anos-e-recebe-homenagens-de-famosos
Na votação que elegeu Gil, participaram 34 acadêmicos de forma híbrida (presencial e virtual). ''Gilberto traduz o diálogo entre cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria'', declara o presidente da ABL, Marco Luccesi.
Trajetória
Gilberto Gil é cantor, compositor, instrumentalista e produtor musical. Já recebeu 9 prêmios Grammys. Com mais de 60 álbuns e quase 4 milhões de cópias vendidas, algumas de suas composições são: ''Aquele Abraço'', ''Vamos Fugir'', ''Divino Maravilhoso'', ''A Novidade'', ''Cálice'' e ''Esotérico''.
Gilberto Gil quando era ministro da Cultura, no ano de 2007 (Foto: Ailton de Freitas)
Gil também escreveu e publicou diversos livros. Entre as obras estão ''Gilberto bem Perto'', ''Disposições Amoráveis'' e ''Cultura pela palavra: artigos, entrevistas e discursos dos ministros da cultura 2003-2010''.
Ele já foi nomeado embaixador da ONU para a agricultura e alimentação, no ano de 2001. Também foi ministro da Cultura do Brasil, durante os dois mandatos do ex-presidente Lula, entre 2003 e 2008.
Foto destaque: Gilberto Gil. Reprodução/Instagram/Divulgação