Moda

Furacão Fenty: veja como Rihanna está mudando o mercado de moda e beleza

Rihanna se tornou uma grande CEO e suas marcas que carregam seu sobrenome e estão disponíveis ao redor do mundo. Desde 2017 a cantora tem surpreendido com marcas com diversidade e posicionamentos sociais que estão mudando o mercado.

3 min de leitura
01 Out 2020 - 16h46 | Atulizado em 01 Out 2020 - 16h46

Rihanna se tornou uma grande CEO e suas  marcas que carregam seu sobrenome e estão disponíveis ao redor do mundo. Desde 2017  a cantora tem surpreendido com marcas com diversidade e posicionamentos sociais que estão mudando o mercado. 

 

Parceria com a Puma 

 

Uma das primeiras investidas de Rihanna no mundo da moda foi sua parceria com a Puma, marca de roupas esportivas em 2014. Em 2016 o primeiro desfile que foi marcado principalmente pela presença da própria cantora desfilando com as modelos.  


 

Rihanna posa com sua musa Slick Woods para sua coleção com a Puma. (Reprodução: Rihanna.com.br)

Rihanna posa com sua musa Slick Woods para sua coleção com a Puma. (Reprodução: Rihanna.com.br)


Posteriormente, em 2018 a parceria foi renovada e Rihanna propôs roupas e sapatos esportivos, porém sensuais. Atualmente, a Fent x Puma possui três coleções. 

 

A linha de maquiagem que mudou o mercado 

 

No final de 2017, Rihanna surpreendeu ao lançar uma marca de maquiagem, recém chegada ao Brasil. Fenty Beauty quebrou paradigmas ao ser lançada com 40 tonalidades de base, o que transformou o mercado de maquiagem com sua ideologia de inclusão e representatividade. Em uma entrevista, Rihanna revelou que Fenty Beauty nasceu da sua busca por produtos que funcionassem para todos os tons de pele e que todos se sentissem representados em seus produtos.  


 

Produtos Fenty Beauty. (Reprodução: Instagram)

Produtos Fenty Beauty. (Foto: Reprodução/Instagram)


Em 2019 a marca passou por uma expansão de tons, atingindo 50 tons em todas as bases e corretivos. Em seu lançamento impactante, Fenty Beauty influenciou outras marcas a repensarem suas gamas de cores e suas campanhas publicitárias. Atualmente, a Fenty Beauty possui o gloss mais vendido do mundo. 


 

Lingerie para todos os corpos 

 

Em 2018, a empresária lançou também sua linha de lingerie que mais uma vez trouxe o discurso de diversidade e inclusão. Além do conforto, a marca possui tamanhos que ultrapassam o XGG e possuem diversos tons de lingerie nude para todos os tons de pele, indo de designs simples e básicos, aos mais desconstraídos, sensuais e até mesmo fetichistas .  Em entrevistas, Rihanna afirmou que sua marca é sobre a celebração da feminilidade e de todos os tipos de mulheres. 


 

Modelos com corpos diversificados posam para campanha Savage x FentyModelos com corpos diversificados posam para campanha Savage x Fenty (Foto: Reprodução/Rihanna.com.br)


 

 Através da Savage x Fenty, Rihanna possibilitou diversos shows e desfiles de tirar o fôlego. Em seu primeiro desfile na semana de moda de Nova York, a Savage x Fenty trouxe modelos de todos os tipos, com o foco na diversidade, trazendo inclusive modelos gravidas. Além disso, através do streaming do Prime Video, a marca produz performances que já contaram com a presença de músicas de cantoras brasileiras como Ludmilla e Karol Conka e a presença de modelos consagradas como Bella e Gigi Hadid. O show ganhará uma segunda edição e irá ser lançado dia 2 de novembro na mesma plataforma. Recentemente a marca também adicionou ao catálogo, opções para o público masculino, entre eles, peças intimas e pijamas. 


 

Rihanna posa em ensaio fotográfico de Savage x Fenty para o dia dos namorados. (Reprodução: Instagram)Rihanna posa em ensaio fotográfico de Savage x Fenty para o dia dos namorados. (Foto: Reprodução/Instagram)


 

Diferença no mercado de luxo 

 

Rihanna foi considerada diversas vezes um ícone fashion, e após fechar uma parceria com o grupo de luxo LVMH, que detém marcas como Louis Vuitton, Dior e Givenchy, Rihanna se tornou a primeira mulher negra a liderar uma grife dentro do grupo. Fugindo do seguimento das marcas irmãs e sendo fiel ao estilo pessoal da empresária, Fenty propõe um estilo urbano, moderno e sensual, cobrindo diversas categorias de vestuário, até mesmo jóias 

 

Modelos diversos posam para a campanha para a grife de Rihanna. (Reprodução: Instagram)Modelos diversos posam para a campanha para a grife de Rihanna. (Foto: Reprodução/Instagram)


Em entrevista no lançamento da marca em 2019, Rihanna afirmou que se sente honrada em poder desenvolver uma grife de luxo sem nenhum limite criativo. Em sua linha de roupas, Rihanna além de fundadora, também é diretora criativa. 

 

Rihanna atuando como diretora criativa em sua grife. (Foto: Reprodução/Instagram)


Linha de cuidados com a pele 

 

Em julho de 2020, Rihanna lançou Fenty Skin, sua linha de skincare. Com uma campanha novamente pautada na diversidade, contou com a presença do rapper A$AP Rocky.  Em entrevista, Rihanna revelou que quando mais nova enfrentou diversos problemas com acne mas hoje em dia em uma relação boa com sua pele.

 

O rapper A$AP Rocky participou de diversas campanhas do lançamento de Fenty Skin. (Foto: Reprodução/Instagram)


A cantora também afirmou que buscava praticidade e por isso, desenvolveu produtos dois em um, com embalagens refil, visando menos disperdício para o meio ambiente.

Deixe um comentário