Notícias

Foguetes lançados em Cabul no penúltimo dia dos EUA no Afeganistão

Ataque de foguetes contra o aeroporto internacional de Cabul, no penúltimo dia da presença das tropas dos Estados Unidos. Mais de 114 mil pessoas já deixaram o Afeganistão. A data-limite de saída é 31 de agosto.

30 Ago 2021 - 17h45 | Atualizado em 30 Ago 2021 - 17h45
Foguetes lançados em Cabul no penúltimo dia dos EUA no Afeganistão Lorena Bueri

No penúltimo dia da presença das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão, foguetes foram disparados no aeroporto internacional de Cabul. Os americanos aceleram a operação para concluir a retirada de pessoas do país.

O grupo do Estado Islâmico de Khorasan, conhecido como EI-K, reivindicou os ataques. "Os soldados do califado atacaram o aeroporto internacional de Cabul com seis foguetes".


Foguetes atingiram um bairro próximo ao aeroporto internacional Hamid Karzai. (Reprodução: Khwaja Tawfiq Sediqi/AP)


Uma fonte, ex-funcionário da Segurança do governo afegão, informou que os foguetes foram lançados a partir de um veículo na zona norte de Cabul. Moradores e cidadãos que estavam na próximos do aeroporto confirmaram que ouviram o som da ativação do sistema de defesa de mísseis e que viram estilhaços caindo do céu, o que indicaria que ao menos um foguete foi interceptado.

O presidente americano, Joe Biden, estabeleceu a terça-feira, 31, e destacou que a retirada prosseguiu sem interrupção. A data-limite para a retirada das tropas do Afeganistão significa o fim de duas décadas de uma operação militar iniciada como represália pelos atentados de 11 de setembro.

"O presidente Biden voltou a confirmar a ordem para que os comandantes redobrem os esforços para fazer o que for necessário para proteger nossas forças no local", afirmou a Casa Branca em um comunicado.
Agora as tropas americas se concentram em remover todos os militares e diplomatas dos Estados Unidos do país.

 

Talibã toma o controle do Afeganistão e anuncia volta de princípios estabelecidos em 1996

 

Multidão invade o aeroporto de Cabul; tumulto deixa mortos

 

Pânico nas ruas de Cabul: Talibãs assumem o poder no Afeganistão

 

O exército americano executou no domingo um ataque aéreo contra um carro-bomba em Cabul, que foi atingido por um drone a dois quilômetros do aeroporto. As tropas dos Estados Unidos foram acusadas de matar civis em seus ataques aéreos. Urban disse que as explosões foram "potentes" e que o exército investiga se provocaram mortes entre civis. "Nos deixaria profundamente tristes qualquer perda de vida inocente", afirmou.

Algumas potências, como França e Reino Unido, pedem a criação de uma “zona protegida” em Cabul, sob controle da ONU, para a realização de operações humanitárias. Mas o Talibã já rejeitou a proposta.

 


(Foto destaque: Operação de retirada de pessoas do Afeganistão, em 26 de agosto. Reprodução: Victor Mancilla/ Divulgação Forças Armadas dos EUA/ Reuters)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo